A decisão é fruto da queda de vendas em alguns dos segmentos-chave do setor, o que provocou a redução de sua participação de mercado nos Estados Unidos. Em julho, a participação da GM passou de 20,5% para 18,9%.

Whitacre não especificou quais novos modelos terão sua comercialização antecipada, mas suas declarações à imprensa foram feitas um dia depois que o novo conselho de administração da GM se reuniu pela primeira vez em Detroit.

Ontem, o conselho de administração emitiu um comunicado no qual disse que um dos momentos-chave dos dois dias de reuniões foi quando os 13 diretores dirigiram alguns dos veículos que a GM prepara para lançar nos próximos meses, inclusive o automóvel elétrico Chevrolet Volt.

Whitacre prevê que o Volt será um automóvel “de muito sucesso”, quando entrar no mercado, no final do ano que vem.

O presidente do conselho da GM também disse que o grupo quer “melhorar a fração de mercado”, apesar de que, em curto prazo, o número se reduzirá ainda mais, uma vez que a GM eliminar totalmente as marcas Pontiac, Saturn, Hummer e Saab.

Whitacre também advertiu que o fabricante “surpreenderá” e deu a entender que começará a ser rentável muito antes que o esperado.