Finalmente, o AME – Ambulatório Médico de Especialidades de Dracena é uma realidade para moradores da cidade e região que necessitam de atendimentos especializados na área da saúde. A unidade, que realiza atendimentos exclusivamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde), iniciou as atividades ontem, com cerca de 200 consultas agendadas.

Pela manhã, antes das 7h, já havia pacientes aguardando os atendimentos. Todas as pessoas que chegam ao AME têm horário marcado para as consultas, que são agendadas via internet pelas unidades de saúde dos municípios. No AME, o paciente passa pela consulta, faz todos os exames pedidos pelo médico, retorna ao especialista e deixa o ambulatório diagnosticado, com a prescrição do problema e a receita médica prontas.

O dracenense Manoel José Alves recebeu encaminhamento para o AME pelo posto de saúde do Jardim Santa Clara, para consulta com um cardiologista, e saiu satisfeito. Ele disse que foi muito bem atendido e espera que a atenção recebida continue sempre assim.

Nair Silva de Oliveira, que veio de Junqueirópolis, passou pelo ortopedista e precisará retornar para retirar raio-x, que já está agendado. Quanto aos serviços do AME, ela afirmou “é uma bênção, peço a Deus que continue”.

Maria de Lourdes dos Santos, de Irapuru, e Aderita Ferreira Batista, de Flora Rica, também tinham consultas agendadas com o cardiologista, foram atendidas no horário e poderão dar continuidade ao tratamento após o diagnóstico feito no AME. Maria das Dores, moradora do distrito de Terra Nova D’Oeste, em Santa Mercedes, veio para uma consulta com o dermatologista e como os demais também aprovou o atendimento.

Os municípios ficam encarregados do transporte dos pacientes até ao AME. Um ônibus de Flora Rica trouxe seis pessoas para consultas, nas especialidades de cardiologia, otorrino e ortopedia; um outro de Santa Mercedes tinha 13 pessoas com consultas para dermatologia, ortopedia, cirurgia geral e urologia.

São encaminhados para o AME de Dracena pacientes de 17 municípios, sendo cindo deles da região Sorocabana (Marabá Paulista, Piquerobi, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau e Caiuá) para atendimentos em 24 especialidades.

A unidade funciona das 7 às 19h, de segunda a sexta-feira. A estrutura do AME conta com 16 consultórios, salas para exames e pequenos procedimentos ambulatoriais, além da fisioterapia, fisiatria, terapia ocupacional, acompanhamento psicológico e assistencial e a parte administrativa.

Alguns dos municípios que tiveram pacientes atendidos ontem no ambulatório foram Dracena, Tupi Paulista, Monte Castelo, Cauiá, Presidente Venceslau, Ouro Verde, Santa Mercedes, Panorama, Paulicéia, Flora Rica e Irapuru.