Um terço dos cidadãos da União Europeia nunca acessou a internet, comparado com 40% em 2007, mostrou uma pesquisa da União Europeia (UE) nesta terça-feira (4).

No estudo sobre a economia digital das 27 nações da UE, a Comissão Europeia também disse que mais de um em quatro europeus nunca usou um computador e 40% não tem acesso à web em casa.

Entre aqueles que não têm conexão com a internet, mais de um terço disse que não tem necessidade, enquanto aproximadamente uma em quatro pessoas disse que não tem recursos para gastar com a rede.

Pessoas mais velhas — acima de 65 anos — e desempregados são os menos conectados. A Comissão, o braço executivo da UE, informou que as pessoas entre 16 e 24 anos ficam mais conectadas. A pesquisa também inclui crianças e jovens.

Rápida e fácil

Viviane Reding, comissária da União Europeia para Informação da Sociedade e Mídia, disse que o foco deve ser tornar a conexão de alta velocidade gratuita para esses usuários frequentes.

Ela pretende apresentar novas regras para downloads na internet para tornar mais fácil o acesso de músicas e filmes às pessoas.

“Para aumentar o potencial econômico desses meios digitais, precisamos tornar o conteúdo do acesso digital mais fácil e mais justo”, disse ela em comunicado.