As vendas mundiais do iPhone (celular da Apple) tiveram forte crescimento no segundo trimestre ano. É o que mostra um levantamento feito pelo instituto de pesquisas norte-americano Gartner.

Segundo o estudo, foram vendidos no período nada menos que 5,4 milhões aparelhos, contra 829 mil unidades comercializadas no mesmo período de 2008, o que representa um crescimento de mais de 500% (o Gartner havia divulgado crescimento de 51%, mas, alertado pela redação de Macworld Brasil, corrigiu a informação).

Como consequência disso, a Apple viu sua participação no mercado de smartphones (celulares inteligentes) crescer de 2,8% para 13%.

De acordo com o Gartner, as vendas de smartphones de modo geral não param de subir. No segundo trimestre de 2009 o crescimento foi de 27%, representando um total de 41 milhões de aparelhos, comparado com o mesmo período do ano passado. A analista do Gartner, Carolina Milanesi, afirma que o motivo para tal crescimento é a maior quantidade de smartphones com preços menores.

No ranking de smartphones, é a Nokia que aparece no topo da lista. Em seguida estão a Research In Motion, Apple e HTC. A Palm ficou na décima posição. A participação da Nokia no mercado subiu de 41,2% para 45%, quando comparada com o primeiro trimestre de 2009, mas caiu em relação mesmo período do ano passado, quanto tinha 47%. A empresa da Finlândia continua a ter problemas com a venda de aparelhos topo de linha, como o N97, mas compensa com o sucesso de produtos mais baratos, como o 5800 XpressMusic.

A RIM teve uma participação de 18,5%, o que representa um aumento em relação ao mesmo período do ano passado, mas com leve queda, comparado com o primeiro trimestre deste ano.