Na segunda-feira, dia da Independência do Brasil, as atividades ocorreram no Galenão com a presença do prefeito Célio Rejani, primeira-dama Darcy Rejani, secretária da Educação Irmes Mattara, presidente da Câmara Municipal Juliano Bertolini entre outras autoridades municipais. Também acompanharam a solenidade o major Oliveira Moço, chefe da seção de Tiros de Guerra da 2ª Região Militar do Estado de São Paulo e o 1º sargento Robison, auxiliar da seção do Tiro de Guerra da 2ª Região Militar do Estado de São Paulo.

Além das apresentações do Tiro de Guerra local, que tem como chefe da instrução o sargento Douglas Émerson dos Santos, a solenidade contou com a participação dos alunos das escolas João Vendramini, João Millan Barbosa, Moacir Simardi e da fanfarra da Apae.

A Semana da Pátria foi comemorada em Dracena com várias apresentações envolvendo os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares, além do projeto Criança Feliz, Mudarte, Batuque Legal, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), alunos da Unifadra e a Banda Marcial Danuza Motta.

Também participaram clubes de serviço, 25º Batalhão da Polícia Militar do Interior, 3º Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros de Dracena, 1º Distrito Policial de Dracena – Polícia Civil e o Tiro de Guerra. As comemorações se dividiram na Praça Arthur Pagnozzi e no ginásio de esportes Galenão.