Apesar da ótima recuperação de Felipe Massa após o acidente no GP da Hungria, a Ferrari anunciou nesta terça-feira que não espera que o piloto retorne às pistas ainda este ano.

No último domingo, Massa foi a Miami para realizar uma série de exames de controle na Unidade Intensiva de Neurociência do Hospital Jackson Memorial. Os testes neuromotores, de impacto e de capacidade cognitiva foram considerados satisfatórios. A avaliação da vista esquerda também foi positiva, e a conclusão clínica é de que ele está em plenas condições de desenvolver atividades esportivas.

Siga o Portal Regional no Twitter

Entretanto, o piloto ainda precisará fazer uma cirurgia plástica para reparar o crânio no ponto onde foi atingido pela mola solta na pista de Hungaroring no dia 25 de julho. Somente depois, Massa inicia a recuperação física.

“Estou muito contente com o êxito dos exames. Depois da pequena cirurgia que farei nos próximos dias, poderei finalmente começar a fazer um pouco de exercícios para voltar à forma e, sucessivamente, começar a andar um pouco de kart. Na pista com um Fórmula 1? Vamos dar um passo por vez: no momento, estou concentrado somente na retomada das atividades físicas, o que já é um grande passo”, disse ele ao site oficial da Ferrari.

Prevendo o período necessário para recuperação total do piloto, a escuderia declarou: “Obviamente, os resultados dos exames foram muito bem recebidos em Maranello, e nossa perspectiva é poder contar com Felipe 100% para o começo da próxima temporada”.