Os paulistas usam predominantemente o Sistema Único de Saúde (SUS) para para vacinar seus filhos. É o que aponta uma pesquisa da Secretaria da Saúde com 10.953 pessoas, atendidas entre 2007 e 2008 em serviços públicos e particulares de saúde do Estado.
O levantamento utilizou como base de dados a Declaração de Nascidos Vivos, que abrange todos os nascidos no Estado de São Paulo, e não apenas os usuários do SUS. Do total de pessoas ouvidas, 97,5% informaram que vacinam seus filhos em unidades públicas de saúde.
A maioria, 76,4%, disse que usa exclusivamente o SUS para a vacinação. Outros 21,1% informaram que vão a unidades públicas e particulares, e só 2,1% disseram que usam apenas o serviço de vacinação oferecido pelos convênios e clínicas particulares. Dos que usam serviços privados, 63,5% informaram que só utilizam para vacinas que não são padronizadas pelo Ministério da Saúde para distribuição no SUS.
A pesquisa também apontou que 76,3% dos entrevistados consideram o serviço de vacinação da rede pública como ótimo ou bom, e 19,6%, como regular. Apenas 4% classificaram a vacinação do SUS como ruim ou péssima.