A coleta diária do lixo hospitalar em Dracena, que diz respeito a consultórios médicos, farmácias, laboratórios, postos de saúde e a Santa Casa, é de responsabilidade de seus geradores, de acordo com resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A informação é de Eduardo Basso, secretário municipal do Meio Ambiente. Ele explica que há cerca de 60 dias, a Prefeitura terceirizou a uma empresa especializada, o recolhimento do lixo hospitalar gerado em órgãos de saúde de responsabilidade do Poder Executivo, tais como postinhos de saúde, Pronto Atendimento Municipal (PAM) e Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara.

De acordo com o secretário, as empresas particulares devem contratar empresas para providenciar o destino do lixo hospitalar. “A exigência é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. As coisas estão mudando e temos que nos adequar ao sistema; não só em relação ao hospital, bem como a todos que geram resíduos hospitalares têm que terceirizar o serviço de coleta às empresas particulares já que não se pode jogar mais o lixo no aterro sanitário e nem incinerá-lo”, ressaltou Basso.

As empresas terceirizadas que recolhem o lixo hospitalar utilizam o sistema autoclave, responsável pela esterilização do lixo infectante.

FARMÁCIAS – O farmacêutico Sérgio Eduardo Lourenço, que preside a Associação dos Proprietários de Farmácias de Dracena, disse que a entidade já tomou iniciativa própria e contratou uma empresa que tem filial em Adamantina, para coletar o lixo diário das farmácias e drogarias, por um preço entre R$ 30 a R$ 40, por mês, com um limite máximo de dez quilos, por estabelecimento.

Segundo Sérgio, a coleta deve começar na sexta-feira, e a tendência é que os demais setores sigam a resolução do Conama, pois não existe outra alternativa. “Estamos seguindo a determinação do Conama, precisamos sempre pensar em prol do meio ambiente, a fim de um mundo melhor. Quem pensa contrário a isso, não deveria nem trabalhar na área da saúde”, afirmou o presidente da entidade que representa os farmacêuticos.

SANTA CASA – Lúcio Sacco, provedor da Santa Casa, disse na segunda-feira à tarde, que também contratará uma empresa particular para coletar o lixo. Segundo ele, a cotação de preços já estava sendo feita para a terceirização dos serviços e a coleta será resolvida o mais breve possível. Lúcio Sacco explicou que o lixo, cujo total em quilos por dia não é possível prever, está sendo acomodado em lugar seguro e fora do corpo do hospital. Ele acredita que até sexta-feira será resolvida a questão da terceirização.