Até a tarde desta quarta-feira (14), 1,5 mil candidatos- de um universo de 4,1 milhões de inscritos- pediram para mudar o local onde farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O prazo para pedir a modificação do local da prova acaba nesta quarta-feira (14) às 23h59. Horas antes do término deste prazo, o MEC já comemora o baixo número de candidatos que solicitaram a mudança.

Para mudar o local do Enem, o candidato deve acessar o site http://sistemasenem2.inep.gov.br/enem2009/

O número parcial de estudantes que pediram a mudança do local da prova foi confirmado pela assessoria do MEC na tarde desta quarta durante audiência da Comissão de Educação do Senado, na qual o ministro da pasta, Fernando Haddad, apresentou detalhes das investigações em torno do vazamento da prova do Enem.

Os estudantes poderiam modificar o município escolhido para realizar a prova, mudar o endereço de residência e informar se precisará de condições especiais para fazer o exame. A prova foi remarcada para 5 e 6 de dezembro, após o vazamento do exame.

Os pedidos estão sendo analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que aplica a prova. Segundo o ministério, os locais serão confirmados pelos “meios habituais”, ou seja, pelo correio, e-mail ou SMS, além do site do Inep.

A prova será aplicada pelo Cespe/UnB e a Fundação Cesgranrio, que serão responsáveis pela impressão, aplicação e correção; os Correios, pela distribuição em caráter especial; a Polícia Federal (PF), pela parte da inteligência.

A PF vai acompanhar todo o processo, desde a saída das provas do Inep até a distribuição. A Força Nacional de Segurança pode também participar do processo. Segundo Haddad, as Forças Armadas se colocaram à disposição.