A agência do IBGE de Dracena realizou ontem, na Sala do Cidadão da Prefeitura, reunião com a comissão municipal do Censo 2010. O coordenador de subárea Hélio Rodrigues informou que a equipe termina a digitalização da base territorial que será implantada nos computadores de mão utilizados pelos recenseadores.

O objetivo é facilitar a coleta de dados, dividindo o município em setores e fornecendo as coordenadas exatas dos locais a serem percorridos. Hélio destacou que uma das preocupações é quanto ao local em que funcionará o posto de coleta, ainda não definido. Será preciso um espaço com segurança, onde trabalharão dez pessoas internamente.

No ano que vem, começam os trabalhos de pré-coleta em todos os municípios para corrigir possíveis divergências na base territorial. Também os treinamento das equipes de coleta e supervisão, para que no dia 1º de agosto iniciem a coleta de dados do Censo 2010.

A participação da população é indispensável, pois através dos resultados gerados pelo Censo é que os governos, empresas e acadêmicos irão planejar os estudos e ações para projetar o futuro.

O chefe da agência do IBGE, Raul Teixeira Silva informou que também está prevista para começar em breve, em Dracena, a PNAD – Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios, similar ao Censo. Será uma pesquisa piloto realizada em dois setores no município, cada um compreendendo 14 domicílios. A pesquisa também ocorrerá em Paulicéia, Tupi Paulista, Santa Mercedes e Junqueirópolis.

O vereador Milton Polon, que faz parte da comissão municipal, falou sobre a falta de participação das pessoas nas reuniões. Ele destacou que o Censo é de grande importância, traz dados do município em seus vários setores, e deve ter o envolvimento de toda comunidade, já que serão informações utilizadas para os próximos dez anos.