A Casa dos Velhos de Dracena realizou durante toda à tarde de ontem, no salão dos Vicentinos, o 10º Encontro Regional para cuidadores de idosos. Estes encontros são programados a cada seis meses, numa iniciativa dos asilos, com o objetivo de oferecer capacitação contínua aos funcionários, voluntários e demais envolvidos no trabalho com os idosos.

Participaram cerca de 100 representantes de 11 asilos da região. A primeira palestra foi do médico Gustavo de Almeida Ré, que falou sobre envelhecimento saudável e doenças patológicas na terceira idade. O público presente também pode tirar dúvidas com o palestrante. Atualmente, o médico trabalha como clínico geral no Centro de Saúde de Dracena e Pronto Atendimento Municipal e na Casa dos Velhos e Lar Sã Doutrina.

A assistente social e gerontóloga Maria Ângela Maltempi, coordenadora do curso de Serviço Social da Unifadra, apresentou o tema “Equipe interdisciplinar e o alcance dos objetivos de uma instituição de longa permanência”. Após a palestra, os participantes definiriam propostas e a data para o próximo evento.

O presidente da Casa dos Velhos, José Manoel Alves, sua esposa Cleusa e Jovino Martins, presidente do Conselho Central dos Vicentinos também estiveram presentes e entregaram mimos aos palestrantes.

EXPOSIÇÃO – A equipe da Casa dos Velhos preparou exposição das telas do pintor Júlio Poncis, um dos assistidos pela entidade. Os quadros foram vistos pelo público pela primeira vez no encontro. Andréia Regina Ribeiro, assistente social da Casa dos Velhos, informou que Júlio está no asilo há seis meses e os materiais para pintura são doados pelo escritório Consagra. Júlio, que tem 45 anos, além de pintar também gosta de escrever. Para adquirir um dos quadros ou conhecer as obras do artista, basta entrar em contato com a secretaria da Casa dos Velhos, pelo telefone 3821-1053.