Ontem à tarde, o juiz Fábio José Vasconcelos, da 1ª Vara Judicial da Comarca de Dracena, mandou soltar o escritor e poeta Francisco Fernandes do Nascimento, de 60 anos, que estava preso na cadeia pública, acusado de ter praticado dois homicídios na cidade de Aurora (CE), há mais de 20 anos. Francisco dizia ser inocente, pois nunca matou ninguém e que nunca foi na cidade onde ocorreram os crimes.

Ficou apurado que trata-se de um caso de homônimo, ou melhor, Francisco que estava preso em Dracena sem dever nada a Justiça tem o mesmo nome do verdadeiro autor dos crimes cometidos lá no Ceará. O autor dos crimes que já até morreu cumpriu parte da pena. Os nomes dos pais dois Franciscos são diferentes.

Diante disso, o juiz Fábio José Vasconcelos corrige o erro da Justiça cearense e concede ao escritor e poeta Francisco, o alvará de soltura clausurado e determinou que o mesmo fosse colocado em liberdade.

Ontem mesmo os carcereiros da cadeia local soltaram Francisco Fernandes do Nascimento que já retornou para Glória de Dourados (MS), onde reside seus familiares.

Antes de ir embora ele agradeceu ao Jornal Regional e a rádio 95 FM pela divulgação da prisão injusta. Ele disse que vai escrever um livro sobre o drama de 14 dias vividos na prisão e que pretende consultar um advogado para ver se tem ou não direito de entrar com uma ação pedindo indenização pelo vexame.

Segundo informações, foi através do carcereiro Jadoaldo Emílio, que ao ficar sabendo do caso, iniciou-se o levantamento que descobriu que se tratava de caso homônimo; o pedido de soltura foi feito à Justiça pelo delegado Raimundo Farias de Oliveira.