A busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns com a chegada do verão. Para cuidar da saúde e da beleza, a fisioterapeuta Ana Paula Antonini e a nutricionista Ana Carla Arruda Caivano, que atendem no Centro Médico de Dracena, oferecem vários tratamentos e orientações.

Ana Paula cita entre os tratamentos estéticos a limpeza de pele; hidratação facial e corporal; peeling corporal; lifting cosmético; tratamento de manchas e da acne. Além disso, a fisioterapeuta destaca a auriculoterapia, método terapêutico que utiliza a orelha para avaliação e tratamento das disfunções orgânicas e emocionais, bem como de dores em geral. O objetivo é promover o equilíbrio do paciente e seu bem-estar.

Também a acupuntura sistêmica, método tradicional da medicina chinesa, sendo muito usada para estimular o equilíbrio do organismo. Ana Paula explica que existem canais de energia denominados meridianos que são ligados aos órgãos e vísceras do corpo. Nestes meridianos ficam os pontos usados pela acupuntura.

Com base na avaliação que leva em conta o aspecto da pele, cabelos, olhos, língua, unhas, pulsologia e hábitos de vida, elabora-se o tratamento adequado cuidando da causa que originou o desequilíbrio.

ALIMENTAÇÃO – Tanto o excesso de comida quanto à carência de vitaminas e minerais podem trazer problemas à saúde. Dessa forma, a nutrição clínica funcional e preventiva traz informações para estimular hábitos saudáveis e buscar meios de melhorar a qualidade de vida. Este foi um dos temas discutidos no último Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida realizado semana passada na cidade de São Paulo.

A nutricionista Ana Carla Arruda Caivano, especialista em Nutrição Clínica Funcional, participou do evento e enfatizou dados preocupantes quanto ao aumento da mortalidade por doenças cardiovasculares (DCV), que atinge grande massa de indivíduos em plena vida produtiva. Ana Carla reforça que em 50 a 75% destas mortes seriam evitáveis, se houvesse medidas de controle e prevenção adequadas, incluindo ações efetivas na área de alimentação e nutrição.