A Federação Internacional de Ginástica divulgou nesta sexta-feira que a brasileira Daiane dos Santos foi flagrada em exame antidoping por ter usado a substância furosemida.
Segundo a entidade, o teste foi realizado em um período fora de competição. Agora, a atleta deve dar as suas explicações até o dia 13 de novembro para que depois a federação anuncie uma decisão definitiva.
A Federação Internacional de Ginástica declarou que a ginasta gaúcha já foi notificada do resultado do exame. A furosemida é um diurético usado para perder peso e que pode mascarar a presença de outras drogas na urina.
A assessoria de imprensa do Pinheiros disse que o clube ainda apura os fatos e pretende anunciar ainda nesta sexta-feira uma nota oficial sobre o assunto.
Apesar de ter sido flagrada no exame antidoping, Daiane não participou de nenhuma competição em 2009, em função de uma cirurgia no joelho direito no final do ano passado.
Ela foi submetida a um procedimento médico para alinhar a perna, com o auxílio de uma placa de titânio, já que o joelho sofreu um desgaste na parte externa e, por isso, apresentava um desvio de 10 graus em relação ao eixo.
Daiane dos Santos teve o ápice de sua carreira ao conquistar a medalha de ouro no Mundial de Ginástica de Anaheim, em 2003.
Um ano depois, a gaúcha obteve uma série de vitórias na Copa do Mundo, mas não conseguiu obter êxito nos Jogos Olímpicos de Atenas, na qual chegou à final do solo e encerrou na quinta colocação.