Sem vaga na equipe McLaren para a próxima temporada e na busca por uma outra escuderia para poder correr em 2010, o finlandês Heikki Kovalainen surpreendeu o companheiro de equipe Lewis Hamilton e cravou o melhor tempo do dia nos treinos livres desta sexta-feira em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, com 1min41s307.

Após ter liderado a primeira sessão do dia, o britânico Lewis Hamilton esteve na primeira colocação durante a maior parte do segundo treino, mas acabou ficando com a segunda colocação com o tempo de 1min41s307, à frente do compatriota Jenson Button, campeão da temporada, que terminou sua melhor volta na sessão com 1min41s541.

Diferentemente do primeiro treino, quando foi quarto colocado, o brasileiro Rubens Barrichello, da Brawn GP, não conseguiu ficar entre os melhores na parte da tarde e fechou a segunda sessão na oitava colocação com 1min41s831, em uma sessão que serviu para adaptar os pilotos à nova pista.

Na disputa com Barrichello pelo vice-campeonato da temporada, o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, ficou com o quarto melhor tempo do dia ao marcar 1min41s591, após dar 37 voltas no circuito durante a segunda sessão.

Costumeiramente nas primeiras posições das sessões livres, em que não ficou entre os oito melhores classificados apenas oito vezes, o alemão Nico Rosberg ficou na nona posição, com 1min41s931, em sua última sexta-feira como titular da equipe Williams, que anuncia na próxima segunda-feira a sua nova dupla de pilotos para 2010.

Já o piloto japonês Kamui Kobayashi, que impressionou a equipe Toyota com o seu desempenho durante o GP do Brasil, voltou a mostrar que é rápido e pode acabar conquistando uma vaga de titular na equipe asiática. Na terceira sessão livre em que substitui o alemão Timo Glock, ele ficou na quinta posição, com 1min41s636, nove posições à frente de seu companheiro, o italiano Jarno Trulli, que fez o 14º tempo com 1min42s409.

O polonês Robert Kubica, que se despede neste fim de semana da equipe BMW para correr pela equipe francesa Renault no lugar de Fernando Alonso, ficou com a última posição ao conseguir apenas 1min43s708 em sua melhor volta das 13 que deu pelo circuito.

A segunda sessão desta sexta-feira também serviu para os pilotos se acostumarem ao horário diferente, já que o início do treino foi com o dia claro e em sua parte final já era noite nos Emirados Árabes, a mesma situação que ocorrerá na corrida deste domingo.