Num leve exercício de abstração, pode-se dizer que o resultado do treino classificatório deste sábado (31) para o GP de Abu Dhabi confirmou o desempenho interno das duplas de pilotos nesta temporada: Rubens Barrichello e Jenson Button estiveram próximos, Sebastian Vettel e Mark Webber também, mas, como sempre, Lewis Hamilton superou Heikki Kovalainen por muito. O inglês larga na pole, enquanto o companheiro e provável dispensado da McLaren parte do 13º posto – resultado de erros e de um abandono no Q2.

O tempo de Hamilton foi daqueles irrepreensíveis: 1min40s948, 0s7 melhor do que Sebastian Vettel. O piloto da Red Bull demorou a sair à pista no Q1 e no Q2, mas sua confiança tinha motivo e o alemão superou o parceiro Mark Webber, que vai sair do terceiro lugar na prova de amanhã.

O equilíbrio entre Rubens Barrichello e Jenson Button, por sua vez, só pôde ser visto durante a última fase da sessão. O inglês ficou à frente do brasileiro nas duas primeiras seções do treino, mas foi superado no fim por menos de 0s1.

Em um treino sem muita emoção, as surpresas ficaram no Q1. Vão largar nos últimos cinco lugares do grid duas Renault e uma Ferrari. Fernando Alonso e Romain Grosjean, pela equipe francesa, e Giancarlo Fisichella, do time vermelho, fizeram companhia às Force India de Vitantonio Liuzzi e Adrian Sutil. Fisico, inclusive, vai largar do último posto pela terceira vez neste ano. Ele e Sutil reclamaram bastante de falta de aderência.

A entrada de Alonso no grupo dos piores do grid ajudou Jaime Alguersuari a arrancar um lugar no Q2. Nesta fase, entretanto, o jovem espanhol sucumbiu ao ritmo de Kimi Raikkonen, Kamui Kobayashi, Heikki Kovalainen e Kazuki Nakajima, que partem do 11º ao 14º lugares. Sébastien Buemi, companheiro de Alguersuari, voltou a alcançar o Q1, confirmando seu bom rendimento nos treinos livres.

Kova fez um treino bastante ruim. Rodou duas vezes, errou bastante, visitou a área azul de escape do circuito algumas vezes. Na metade do Q2, seu carro teve problemas – no câmbio, aparentemente – e o finlandês teve de abandonar. Se tiver de trocar a peça, vai partir do 18º lugar.