O avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que havia desaparecido na manhã de ontem, durante voo entre Cruzeiro do Sul (AC) a Tabatinga (AM) foi localizado nesta sexta-feira em meio à floresta amazônica, entre as duas aldeias. Segundo a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), 9 das 11 pessoas que estavam na aeronave sobreviveram.

O avião, um C-98 Caravan, transportava quatro tripulantes e sete funcionários da Funasa, que viajavam para Tabatinga como parte da Operação Gota, que tem como objetivo vacinar as “populações residentes em áreas rurais e indígenas de difícil acesso”.

De acordo com a FAB, integrantes da tribo Matis notificaram a Funai (Fundação Nacional do Índio) sobre a localização da aeronave, na manhã de hoje. Ainda não há informações sobre os nomes ou estado de saúde dos sobreviventes.

Buscas

Segundo o Comando da Aeronáutica, o avião saiu ontem de Cruzeiro do Sul e deveria pousar em Tabatinga às 10h15, horário local (ou 12h15, horário de Brasília).

O Salvaero (Serviço de Salvamento Aéreo) recebeu o ELT (sinal de emergência) emitido pela aeronave 58 minutos após a decolagem. “Com base nas informações do ELT e dos últimos contatos por radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para início das buscas”, informou a FAB ontem, em nota.

As buscas pela aeronave contaram com sete aeronaves da FAB e uma do Exército. Entre as aeronaves utilizadas estão dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar, um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.