A Amazon anunciou nesta quarta-feira (7) que vai começar a vender o leitor digital Kindle para fora dos Estados Unidos — entre os países que poderão comprar o eletrônico está o Brasil. Com as taxas de importação e de entrega, o produto que custa US$ 279 nos EUA (cerca de R$ 490) vai chegar aos brasileiros por US$ 585,32 (o equivalente a R$ 1.028,75). A novidade estará disponível a partir de 19 de outubro, mas já é possível fazer reservas no site.

O Kindle tem capacidade para armazenar 1,5 mil livros e bateria que dura quatro dias com o wireless ativado ou duas semanas com ele desativado. Ele ainda apresenta função de leitura em voz alta (em inglês) e permite que o usuário baixe qualquer livro, em qualquer lugar, em apenas 60 segundos, através da conexão wireless embutida.

Essa função, que dispensa o uso do computador para fazer downloads, será viabilizada no Brasil com uma conexão 3G gratuita (usada somente para o download de livros digitais). Os títulos, no entanto, são pagos: o catálogo tem 300 mil títulos com preço médio de US$ 12 para lançamentos. Há 100 mil livros que custam menos de US$ 6.

Também é possível baixar os primeiros capítulos de uma obra gratuitamente, para decidir se quer ou não comprar o conteúdo.

O Kindle tem tela de 6 polegadas, mede 20 cm x 13,4 cm x 0,9 cm x, pesa 289 gramas e pode ser carregado via cabo USB, diretamente do computador. A capacidade interna do equipamento é de 2 GB, sendo que aproximadamente 1,4 GB estão disponíveis para armazenamento de livros.
Preço

A versão vendida nos Estados Unidos, que usa a rede da Sprint Nextel para fornecer conteúdo, teve redução de US$ 40 e foi para US$ 259 nesta quarta, nos EUA. O produto foi lançado em 2007 por US$ 400 e, no início do ano, custava US$ 360.

A diferença do modelo de US$ 259 para aquele que será vendido ao Brasil e outros cerca de cem países é o tipo de conexão. Segundo a agência de notícias AP, a versão internacional do produto vai fornecer os livros para serem baixados no Kindle pela rede da AT&T.
Vendas

Em entrevista nesta quarta, Jeff Bezos, diretor-executivo da Amazon, afirmou que o Kindle é o produto mais vendido da loja virtual. Apesar disso, ele se recusou a divulgar números de vendas relacionados ao leitor digital.

De acordo com um estudo da Forrester Research, as vendas de leitores digitais devem somar 3 milhões neste ano. Deste total, a Amazon responde por 60%, enquanto a Sony tem 35% do mercado.

Já a Associação de Editoras Norte-americanas divulgou que os livros digitais (compatíveis com leitores como o Kindle) responderam por 1,6% de todos os livros comprados no primeiro semestre. As vendas aumentam rápido: os e-books somaram US$ 81,5 milhões no primeiro semestre, nos EUA, contra US$ 29,8 milhões no mesmo período de 2009.

Segundo Bezos, a Amazon vende 48 cópias para o Kindle de cada cem cópias “físicas” comercializadas no site. Há cinco meses, esse número era de 35 para cem. De acordo com o diretor-executivo, esse crescimento acontece mais rápido do que o esperado.