As lojas da rede McDonald’s da Islândia vão fechar as portas devido à situação causada pela forte crise econômica da ilha, que se tornará, assim, num dos raros países da Europa Ocidental desprovido da rede de “fast food”.

“Não foi fácil tomar a decisão”, disse Jon Gardar Ogmundsson, o proprietário da Lyst, operadora dos dois restaurantes McDonald’s na Islândia, que vão fechar no dia 1º de novembro. O país tem pouco menos de 300 mil habitantes.

A economia da Islândia chegou perto do colapso no ano passado, quando o sistema bancário do país sofreu fortemente com os ativos tóxicos ligados ao setor de hipotecas dos Estados Unidos. O governo interveio para evitar que todo o sistema de pensão dos habitantes da ilha fosse perdido.

Importações

Na Islândia, todos os produtos oferecidos nas lojas McDonald’s são importados, uma vez que o mercado é muito pequeno para atender à demanda.

Até recentemente, esses produtos vinham da Alemanha, mas seus custos duplicaram desde a forte desvalorização da moeda local, a coroa islandesa. Desde março de 2008, o valor do euro subiu 80% em relação à coroa islandesa.