A Apeoesp de Dracena recebeu ontem, o ônibus itinerante que percorre algumas subsedes da associação numa mobilização em torno da campanha salarial e reivindicações da classe dos professores. O objetivo é chamar a atenção para as principais lutas da Apeoesp, quanto à questão do reajuste salarial de 27,5%, incorporação de gratificações extensivas aos aposentados e ações contra o Projeto de Lei Complementar (PLC) 29/2009.

De acordo com o diretor estadual da Apeoesp de Dracena, Ronaldi Torelli, o Governo tem se mostrado intransigente no atendimento da pauta de reivindicações, especialmente na questão do reajuste salarial, e vem desrespeitando a data-base da categoria, em março. Torelli disse que o reajuste de 27,5% visa repor as perdas salariais acumuladas nos últimos dez anos, sem contar o percentual já acumulado deste ano.

Outra questão destacada são as ações contra o PLC 29/2009, projeto visto como discriminatório e prejudicial à evolução na carreira de professor. Torelli explica que o projeto prevê a evolução salarial de no máximo 20% dos integrantes de cada faixa salarial, desde que o professor cumpra uma série de exigências, como a aprovação numa prova e a permanência numa mesma escola por quatro anos. Ele também considera o projeto discriminatório e excludente, pois deixará de lado grande parte da categoria e os aposentados.

Além disso, o diretor estadual informou que a Apeoesp ingressou na Justiça com mandado de segurança contra a tramitação do PLC 29 na Assembleia Legislativa, baseando-se no artigo 25 da Lei 836/97, que exige a constituição de uma comissão paritária para decidir qualquer mudança na evolução da carreira.

Ronaldi Torelli relatou que um projeto está no Senado para limitar o número de alunos em sala de aula, com o objetivo de diminuir a indisciplina e proporcionar maior aprendizagem.
A mobilização com o ônibus itinerante marca as ações regionais no Dia do Professor, comemorado hoje. Antes de Dracena, o ônibus passou pelas cidades de Presidente Prudente e Marília. De Dracena, seguiria para Catanduva.