Muitos são os acidentes que envolvem jovens alcoolizados e dentre esses alguns são universitários. Foi pensando nisso, que a Unesp em parceria com a Proex (Pró-reitoria de Extensão) realizam todos os anos o Dia de Alerta Contra o Uso Excessivo de Álcool.
A principal intenção da campanha é conscientizar o maior número possível de pessoas, sobre toda a complexidade da questão relativa ao uso do álcool. De acordo com os organizadores, mais que isso, pretende-se também, baseando-se em estratégias de redução de danos, orientar os acadêmicos quanto às formas de como beber com maior segurança e envolvê-los, direta ou indiretamente, em uma onda de comunicação e atividades para prevenir problemas que oneram toda a sociedade e que, até agora, têm sido negligenciados.
Para atingir o objetivo do dia, foi realizada palestra com a psicóloga Alessandra Rosseto, sobre uso de drogas. O vereador Rodrigo Castilho Soares conversou com os alunos sobre alguns casos de dependentes químicos, além do testemunho da mãe de um jovem que se recuperou do vício das drogas e também de um ex-dependente.
A Unesp pôde contar com a colaboração da professora Merlyn Mercia Oliani, coordenadora do curso de Educação Física, que realizou alguns exercícios com os alunos e a professora Lilian Carla Ferrari Sossai, do curso de Enfermagem, que junto com alguns alunos mediu a pressão dos presentes, ambas da Unifadra.
O Dia de Alerta de Uso Excessivo de Álcool e Movimento Saúde foi coordenado pela professora Maria Luiza Poiatti e comissão de alunos bolsistas da Proex.