Estabelecida em março, a meta da Secretaria da Segurança Pública (SSP) de reduzir os crimes contra o patrimônio vem sendo atingida pelas polícias na região de Presidente Prudente. As estatísticas da criminalidade, calculadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da SSP, mostram que houve redução de 7,59% nos roubos (de 228 para 146 casos) e 6,38% em furtos de veículos (94 para 88). Não houve qualquer roubo a banco na região. Roubos de veículos caíram de 16 para 14 casos.

Além dos crimes contra o patrimônio, a região de Prudente registrou importante queda nos homicídios dolosos neste período. Os casos caíram de 12 para 10 entre os trimestres.

Tanto nos crimes contra o patrimônio quanto em homicídio, os resultados na região de Ribeirão seguem tendência de todo o Estado. O número absoluto de roubos em São Paulo caiu de 66.506 para 62.308 entre o segundo e terceiro trimestres deste ano, menos 6,31%.

Os roubos de veículos passaram de 19.011 para 17.550, queda de 7,69%, e os furtos de veículos, de 28.158 para 26.679, redução de 5,26%. Foram localizados pela polícia e devolvidos aos donos 42% dos veículos roubados e furtados no Estado.

A taxa de homicídios do Estado de São Paulo também caiu, de 11,10 para 10,85 casos por grupo de 100 mil habitantes/ano, e permanece uma das menores do país, com menos da metade da média nacional. Do segundo para o terceiro trimestre, foi observada queda de 8,39% das mortes intencionais, de 1.168 para 1.070 casos.

Este resultado decorre da intensificação, pela Secretaria da Segurança Pública, de ações de combate aos crimes contra a vida, com operações da Polícia Militar para recolhimento de armas ilegais e prisão de homicidas, e ações de equipes especializadas de investigação, dos Setores de Homicídios das Delegacias Seccionais de Polícia Civil.

Sub-notificação em 2008

A comparação dos dados do terceiro trimestre com os do mesmo período do ano passado ficou prejudicada devido à sub-notificação das ocorrências durante movimento reivindicatório de policiais civis em 2008, iniciado em 13 de agosto. A CAP calculou uma média da quantidade de crimes registrados nos últimos três anos e estimou que o “efeito greve” representou uma sub-notificação de 21% das ocorrências. Na prática, significa que, de cada 100 ocorrências policiais, 21 deixaram de ser registradas naquele período.

A estimativa do número real de crimes é de fundamental importância para a Secretaria da Segurança Pública e as polícias. Estes números são levados em consideração pelas polícias para a distribuição de efetivos, viaturas, armas, equipamentos, recursos humanos e materiais. A SSP também se baseia em dados da criminalidade na hora de fazer investimentos em segurança pública.

Atividade policial

Entre os indicadores de atividade policial, a quantidade de ocorrências de apreensão de drogas cresceu 7,04% na região de Prudente, de 142 para 152 casos entre o segundo e o terceiro trimestre de 2009. O número de apreensões de drogas aumenta no Estado ininterruptamente desde 1995.

Outro indicador de atividade policial, o número de prisões foi 703. Foram apreendidas 96 armas de fogo.

Nova legislação do estupro

A mudança na conceituação do estupro, que passou a incluir os “atos libidinosos” e “atentados violentos ao pudor”, teve grande repercussão nas estatísticas criminais do Estado. Com a nova legislação, o registro de estupros na região de Presidente Prudente aumentou 13 para 15 casos. A mudança de patamar era esperada pela CAP. Não significa que o número de registros de “conjunções carnais mediante o uso de força” tenha, de fato, aumentado, apenas que passou a incluir crimes que tinham outra capitulação.