A seleção brasileira feminina de vôlei não apresentou o mesmo vôlei que vinha desempenhando num ano cheio de títulos e perdeu sua segunda partida nesta temporada. Neste sábado, no que era considerada uma final antecipada contra a Itália pela Copa dos Campeões, o time não venceu sequer um set e está mais distante do bicampeonato.

O confronto era entre as duas seleções invictas na competição. Melhor para o forte selecionado italiano: 3 sets a 0, com parciais de 25-21, 25-23 e 25-21, em apenas 1h18 de partida em Fukuoka, no Japão.

“A Itália foi melhor que nós. Desde o primeiro set, jogaram melhor e nós erramos demais, especialmente no bloqueio”, tentou explicar Zé Roberto. “Nem preciso dizer, tenho certeza de que domingo jogaremos melhor. Ainda podemos ficar com o título e daremos o melhor, na esperança de conquistá-lo.”

Com o resultado no torneio em fase única, o Brasil tem de torcer por um tropeço da Itália neste domingo diante do Japão, que chegou à rodada de sábado na terceira colocação do campeonato. Já o time comandado por José Roberto Guimarães tem de bater a Tailândia, à 1h30 (horário de Brasília) – o SporTV anuncia transmissão.

A oposto Sheilla foi a principal pontuadora do confronto, com 15 pontos – 13 de ataque e dois de bloqueio -, mas não foi suficiente para o Brasil lutar pela vitória. Na Itália, Ortolani e Del Core marcaram 13 vezes cada uma.

No jogo preliminar da rodada, a Coreia do Sul conquistou sua primeira vitória na competição. As sul-coreanas derrotaram as tailandesas por 3 sets a 2: 25-18, 25-19, 16-25, 14-25 e 15-11), em 1h47 de partida. Fechando o dia, o Japão perdeu pela segunda vez no torneio, por 3 sets a 1 contra as dominicanas: 24-26, 25-22, 25-16 e 25-18.

A partida

Até a primeira parada técnica do primeiro set, Brasil e Itália abusaram dos erros, o que foi uma realidade do Brasil na partida. As italianas ficaram à frente, com 8/7 e, até a segunda parada, abriram três pontos de vantagem. Apesar de esboçar uma reação, com bom ataque de Mari, a seleção voltou a apresentar erros e a ponteira Piccinini deu a vitória às italianas no primeiro set.

No segundo set, Zé Roberto colocou Adenízia e Dani Lins na partida. Ainda assim, a seleção brasileira não conseguiu aproveitar suas finalizações. A Itália chegou ao primeiro tempo técnico com 8/4, mas o Brasil reagiu, com quatro pontos seguidos, com Thaísa, Sheilla e Dani Lins. Apesar de alguns erros das italianas, elas conseguiram ser melhores no momento decisivo, quando o set ficou empatado em 22-22.

O início do terceiro set inverteu um pouco a situação, mas não deu para as brasileiras, mesmo passando à frente no marcador pela primeira vez. A defesa italiana fez a diferença e o time acabou abrindo 20-18, administrando para fechar a partida, com um bloqueio.