A campanha “Fique Sabendo”, de incentivo à testagem precoce anti-HIV, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Programa Estadual DST/AIDS-SP, começa a ser desenvolvida em Dracena de amanhã até o próximo sábado, dia 28.

De amanhã a sexta-feira, ocorrerá no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara, das 8 às 12 horas. No sábado, no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara; no PAS Alber Einstein – São Manoel; no PAS Irene Kato – Jd. Brasilândia e PAS Eduard Ligeris – Santa Clara das 8 às 15 horas. O teste anti-HIV é gratuito e sigiloso. Os interessados devem levar documento de identificação.

MAIS – A campanha visa estimular a população do Estado de São Paulo a realizar o teste anti-HIV. “Com acesso facilitado ao teste anti-HIV acompanhado de pré e pós aconselhamento, as pessoas têm a possibilidade, caso descubram ser soropositivo, de iniciarem o seguimento clínico muito mais cedo, aumentando a chance de ter uma melhor qualidade de vida”, explica Maria Clara Gianna, coordenadora do Programa Estadual DST/Aids-SP.

Até o momento, cerca de 450 municípios já se cadastraram para participar da campanha. O Estado de São Paulo conta com 104 Centros de Testagem e Aconselhamento, entre eles, 77 realizam teste rápido. Aproximadamente duas mil unidades de saúde participarão da atividade, com cerca de 30 mil profissionais da saúde de diferentes áreas (gestores, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, técnicos de laboratório, administrativos, logística e transporte, entre outros) envolvidos na ação. No ano passado, 383 municípios participaram da iniciativa e foram realizados cerca de 120.000 testes, entre eles 7.000 testes rápidos.