A Secretaria de Estado de Saúde, por meio do Programa Estadual DST/AIDS-SP, realiza a 2ª edição da campanha “Fique Sabendo”, de incentivo à testagem precoce anti-HIV.

A campanha visa estimular a população a realizar o teste anti-HIV. Caso descubram-se soropositivas as pessoas têm a possibilidade de iniciarem o seguimento clínico muito mais cedo, aumentando a chance de ter uma melhor qualidade de vida.

Em Dracena a campanha será realizada do dia 23 a 28 de novembro, nos seguintes horários e locais: de 23 a 27, segunda a sexta, somente no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara das 8 às 12horas. Dia 28, sábado, no Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara, no PAS Alber Einstein – São Manoel, no PAS Irene Kato – Jd. Brasilândia e PAS Eduard Ligeris – Santa Clara das 8 às 15horas. Lembrando que o teste anti-HIV é gratuito e sigiloso. É necessário trazer documento de identificação.

FAÇA O TESTE

Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o HIV, o vírus da aids. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste e por isso não conhecem sua sorologia. Do ponto de vista epidemiológico, o diagnóstico é fundamental para o controle da epidemia.

Por que você deve fazer o teste?

Saber se tem o HIV precocemente permite começar o tratamento no momento certo e ter uma melhor qualidade de vida.

Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente e seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

O teste de aids é gratuito, sigiloso e um direito seu!