Presidente Prudente, que fica a 590 quilômetros de São Paulo, já recebeu cinco vezes o clássico entre Palmeiras e Corinthians. Mas a cidade jamais esteve tanto em evidência como em 2009. E o principal responsável por isso é Ronaldo. Seja por sua simples presença, uma noitada exagerada, um gol histórico ou uma fratura na mão.

Nesta temporada, os times se enfrentaram duas vezes no estádio Eduardo José Farah. Uma pelo Paulistão (1 a 1) e outra no primeiro turno do Brasileiro (3 a 0 para o Palmeiras). Mas nem sempre as notícias em relação ao clássico estiveram dentro de campo. Por causa do Fenômeno, o clássico ganhou repercussão nos bastidores. 

A primeira viagem de Ronaldo com a delegação corintiana foi justamente para Presidente Prudente. Ainda como um simples espectador, o atacante viu a vitória do Timão por 2 a 0 sobre o Noroeste na cidade. Dois dias depois, uma polêmica. Ele exagerou em uma noitada na cidade e retornou ao hotel fora do horário permitido.

Na ocasião, a diretoria anunciou uma multa ao jogador por conta da indisciplina. E para abafar o caso antecipou a programação e promoveu sua estreia dias depois, contra o Itumbiara, em Goiás. Na mesma semana, Ronaldo voltou a Prudente para o clássico com o Palmeiras. E no jogo fez seu primeiro gol com a camisa alvinegra.

A cena rodou o mundo. Não só por ter sido um gol do maior artilheiro das Copas do Mundo ou por ter sido nos acréscimos, mas também porque na comemoração ele subiu no alambrado junto dos torcedores e outros jogadores e viu a grade cair por conta da euforia de todos. O local ganhou até um “apelido”: alambrado fenomenal.

Meses depois, quando a cidade recebeu o clássico válido pelo primeiro turno do Campeonato Brasileiro, a prefeitura da cidade inaugurou uma placar em homenagem ao Fenômeno. Só que no mesmo dia o craque deixou o gramado com apenas 19 minutos de jogo. Tudo por causa de uma fratura na mão esquerda.

A lesão tirou Ronaldo de dez rodadas do Nacional e atrapalhou o rendimento físico do atleta, que até agora ainda não conseguiu recuperar a condição em que estava nas conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil, no primeiro semestre.

Pelo lado do Palmeiras, o grande destaque é Obina, que na noite de quinta-feira, no Palestra Itália mostrou seu faro de goleador e marcou três gols. O ex-jogador do Flamengo, que chegou a esquentar o banco de reservas em algumas partidas, não sentia o gostinho de balançar as redes adversárias há sete rodadas. O último tento havia sido na vitória de 2 a 1 sobre o Internacional, também no Palestra Itália, no dia 22 de agosto.

Os gols marcados contra o Goiás não poderiam ter vindo em melhor momento. Afinal, hoje, o Verdão tem o clássico contra o Corinthians no mesmo palco e diante do mesmo rival em que o atacante marcou três gols e ofuscou o Fenômeno Ronaldo. A torcida Palmeirense espera para hoje mais uma exibição de gala do atacante.