Na tarde de ontem, cerca de 20 comerciantes do setor alimentício da cidade participaram de palestra de sensibilização do Programa Alimentos Seguros, o PAS. A palestra aconteceu na Câmara Municipal.

A abertura do encontro foi feita pelo secretário da Indústria, Comércio e Habitação, Carlos Alberto Crociolli, que, em parceria com a Associação Comercial, e com o Posto do Sebrae de Dracena está trazendo o programa à cidade.

O PAS é desenvolvido por entidades do Sistema “S” – Senai, Sebrae, Sesi, Senac e Sesc que tem o objetivo de reduzir os riscos dos alimentos a população, atuando no desenvolvimento de tecnologia, metodologia, conteúdos, formação e capacitação de técnicos para disseminar, implantar e certificar ferramentas de controle em segurança de alimentos, como as boas práticas e o sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle, nas empresas integrantes da cadeia dos alimentos, em todo o País.  Com isso, o PAS contribui para aumentar a segurança e a qualidade dos alimentos produzidos pelas empresas brasileiras, ampliando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional e reduzir as doenças causadas aos consumidores, pela contaminação na ingestão e manipulação dos alimentos.

Em Dracena, o foco do programa é os comerciantes que atuam no setor. Ontem, o consultor do PAS, Fernando Donalonso falou com o intuito de atrair mais participantes.

Estiveram presentes vendedores ambulantes e proprietários de lanchonetes de rua, representantes da Vigilância Sanitária da cidade e alguns trabalhadores de setores que atuam com alimentos, como supermercados.

O consultor Fernando ressaltou que o programa atua no treinamento, com aulas e na fiscalização da aplicação do que é ensinado, possibilitando assim maior segurança aos consumidores que frequentam os estabelecimentos que participam do PAS, que podem ser identificados por um diploma concedido ao estabelecimento e que é renovado anualmente, depois de nova fiscalização.

O treinamento, que tem duração de cerca de quatro semanas tem baixo custo, tanto para comerciantes quanto para ambulantes e deve começar em breve.