Um conflito de interesses entre os acionistas da McLaren fez a montadora Mercedes-Benz vender a sua participação na equipe para comprar a Brawn GP, campeã do último Mundial de Fórmula 1. Ao anunciar fim da sociedade em coletiva de imprensa nesta segunda-feira em Frankfurt, na Alemanha, a Mercedes também revelou que a parceria continua, já que o contrato de cessão de motores para a McLaren será renovado por mais seis anos.
Mercedes e McLaren mantiveram a sociedade desde 1995, mas o relacionamento entre ambas foi prejudicado pela intenção da McLaren em construir uma companhia para competir com a rival Ferrari no mercado de carros esportivos de rua. A sociedade ficou ainda mais estremecida depois que o time de Woking recebeu a multa recorde de US$ 100 milhões após o caso de espionagem de 2007.
“Nosso relacionamento com a McLaren foi afetado nos últimos anos pelo fato de os outros acionistas estarem muito interessados em construir a nova companhia automotiva, que inclui carros esportivos e superesportivos. Este não era o interessa da Mercedes-Benz e da Daimler”, disse Dieter Zetsche, presidente da Daimler, empresa dona da Mercedes.
Com apenas 40% das ações, a Mercedes tinha poder limitado nas decisões dentro da McLaren. Agora, a montadora passará a ter 75,1% das ações da Brawn GP, que vai se chamar “Mercedes GP”, assim como nos campeonatos em que a empresa alemã competiu sob seu próprio nome, em 1954 e 1955, quando conquistou dois títulos mundiais com o argentino Juan Manuel Fangio.
Um dos sócios da equipe McLaren e responsável por conduzir a parceria até a temporada passada, Ron Dennis entende que o fim da sociedade é benéfico para as duas empresas. “Esta é uma situação vantajosa tanto para McLaren quanto para a Daimler. Acredito que, para sobreviver no século 21, uma equipe precisa ser mais que uma apenas uma equipe na F-1”, falou o dirigente.
Ron Dennis explicou os planos que geraram a divergência entre Mercedes e o restante dos acionistas da McLaren. “Nos últimos dois anos, analisamos os detalhes de entrar no mercado de carros esportivos de alta performance. No MP4-12C, que será introduzido no mercado em 2011, temos um carro que herdou os genes do icônico McLaren F1 de 1994 e já é assunto da imprensa especializada”, falou.
“Além disso, será erguida uma nova fábrica, que terá o máximo de tecnologia empregada, próximo ao já vencedor Centro de Tecnologia em Woking”, encerrou Dennis, que ainda pode retornar à Fórmula 1 no próximo campeonato, após ter passado um ano sabático em 2009.