Em cerimônia de sanção do projeto de lei que altera o plano de carreira dos militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal nesta sexta-feira (6), a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou que os policiais devem disputar “cada criança, cada jovem, com o crime organizado”.

“Os senhores têm que disputar cada criança, cada jovem, com o crime organizado. Porque eles têm falsos atrativos. Nós podemos ter os verdadeiros atrativos”, disse a ministra, destacando a educação e o emprego como os atrativos “verdadeiros”.

Ao discursar para um ginásio lotado em Brasília, a ministra disse que o governo está “proporcionando melhores condições de vida” aos policiais e bombeiros, além de “combater o tráfico de drogas”.

A cerimônia de sanção ocorre menos de dez dias depois da aprovação do projeto no Senado Federal, onde um acordo permitiu acelerar a votação em plenário.

O evento lotou o ginásio Nilson Nelson, em Brasília, que tem capacidade para aproximadamente 12 mil pessoas. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff ganharam capacetes do Corpo de Bombeiros, entre outros presentes e foram aplaudidos em diversos momentos.

Dilma classificou o evento como uma “festa de renovação do compromisso do governo de valorização dos servidores públicos”. “Quando valorizamos os servidores públicos, valorizamos a comunidade a que eles servem e também às suas famílias. Valorizamos também a grande família brasileira”.

A ministra destacou os planos educacionais do governo e incentivou os policiais e bombeiros a buscarem formação para crescer na carreira.

“Criamos novas escolas técnicas, novas universidades, que vão dar aos senhores a oportunidade de fazer uma carreira. Temos também o Prouni (programa de bolsas de estudo) que abre as portas do ensino superior aos que não podem pagar uma faculdade. Os resultados são que os alunos que ingressam através do Prouni são os que têm se saído melhor”, disse.