A forte chuva que caiu em Dracena na noite de domingo e madrugada de segunda-feira, deixou muitos moradores assustados. O grande volume de água chegou a inundar alguns locais e a forte enxurrada levou muita terra para ruas e áreas mais baixas.

A chuva registrada pela Cati, às 7 horas de ontem, foi de 112 mm e contribuiu para que o mês de novembro de 2009, mesmo faltando uma semana para o seu término, já se tornasse o mais chuvoso desde 2004.

Até a tarde de ontem, segundo o engenheiro agrônomo Adalberte Stivari, já haviam sido registrados 206 milímetros de chuva em novembro, o que mais uma vez atesta o ano atípico que vem sendo 2009, com um grande volume de chuvas sendo registrado todos os meses.

Adalberte destacou que em 2008, novembro teve 98 milímetros de chuva; em 2007 foram 177; em 2006 choveu apenas 61 milímetros e em 2005, as chuvas foram de somente 39 milímetros, durante todo o mês. Apenas 2004 teve um volume maior de chuvas; naquele ano foram registrados 273 milímetros, marca que ainda pode ser alcançada, já que ainda falta uma semana para o final do mês.

O agrônomo destacou ainda que novembro é um mês em que a terra está sendo preparada para o plantio de várias culturas e que a intensidade da chuva registrada no domingo não é muito favorável à agricultura, já que provoca erosões no solo que está vulnerável, já que está limpo.

A chuva de domingo deixou muitas famílias em estado de alerta, principalmente aquelas que já haviam passado por situação difícil no começo do ano, com as chuvas que atingiram a região. Os proprietários das casas atingidas até agora aguardam o auxílio para a reconstrução de suas casas.

O prefeito Célio Rejani declarou que até o momento, a solicitação de ajuda feita pela Prefeitura aos órgãos competentes não foi atendida e que o município aguarda a chegada dessa ajuda para auxiliar as famílias atingidas.