A McLaren confirmou nesta quarta-feira a contratação de Jenson Button, campeão da Fórmula 1 em 2009. O ex-piloto da Brawn GP assinou contrato para três temporadas e será companheiro de Lewis Hamilton na escuderia, que pela primeira vez em 43 anos de história começará uma temporada com uma dupla de ingleses.

A chegada de Button à McLaren acontece sobretudo devido à falta de um acordo financeiro com a Brawn. Depois de conquistar o título em Interlagos, há um mês, o piloto chegou a afirmar que estava perto da renovação, e deu a entender que a questão seria resolvida em menos de uma semana.

Mas Button pediu que seu salário voltasse ao patamar dos tempos da Honda, o que seria cerca de US$ 6 milhões anuais (cerca de R$ 10 milhões). A equipe, no entanto, não se dispôs a dar um aumento ao campeão. Na semana passada, Button visitou a fábrica da McLaren em Woking, dando mostras de que procurava outras opções.

“É sempre uma decisão difícil deixar uma equipe em que você foi campeão, mas a vida é cheia de desafios. Por isso decidi vir para a McLaren, uma das maiores equipes do automobilismo, por onde já passaram grandes nomes da Fórmula 1”, disse Button, que citou Emerson Fittipaldi, James Hunt, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Mika Hakkinen e seu novo companheiro, Lewis Hamilton.

O chefe da escuderia inglesa, Martin Whitmarsh, deu as boas-vindas ao novo membro da equipe, e já proclamou a dupla como a mais forte do grid de 2010. “Sempre buscamos ter os dois melhores pilotos disponíveis e, com Jenson e Lewis, teremos não apenas a dupla mais rápido do Mundial, mas também a mais profissional e dedicada.”