Começou ontem, em Dracena, a campanha “Fique Sabendo” com a realização de testes anti-HIV, no Centro de Saúde. A campanha ocorre em todo o Estado e tem por objetivo incentivar a população a fazer o teste anti-HIV, aumentando as chances de um diagnóstico precoce da doença.

No primeiro dia da campanha, 48 pessoas compareceram ao Centro de Saúde. Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica (VE), Karina Ferreira Akiama, são feitos os testes convencionais e há um prazo de 30 dias para receber os resultados, que são retirados na própria VE. Caso o resultado seja positivo ou indeterminado, o exame é refeito para confirmação e depois, se necessário, é feito o encaminhamento para um infectologista.

Karina disse que os testes são gratuitos e qualquer pessoa pode procurar o Centro de Saúde para realizá-lo. Ela informa que não é preciso estar em jejum e não há restrição de idade, lembrando que os menores devem estar acompanhados. A enfermeira afirmou ainda que a Secretaria de Saúde se preparou para receber 600 pessoas durante a campanha.

Até sexta-feira (27), os testes podem ser feitos no Centro de Saúde Takashi Enokibara, das 7 às 12h. No sábado (28), além do Centro de Saúde, as pessoas podem procurar também o PAS Albert Sabin (São Manoel), PAS Irene Kato (Brasilândia) e PAS Eduard Ligeris (Santa Clara) das 8 às 15h. Lembrando que o teste anti-HIV é gratuito e sigiloso. É necessário levar documento de identificação.