As provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), previstas para serem aplicadas hoje, amanhã e quinta-feira, foram adiadas no início da tarde de ontem. A medida foi tomada depois que o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), empresa vencedora da licitação para realização do exame, avisou à Secretaria de Estado da Educação que não conseguiria cumprir os prazos definidos pelo contrato, inviabilizando a data programada inicialmente.
O comunicado foi feito na noite de sábado, mobilizando o secretário de Estado da Educação, Paulo Renato Souza, e coordenadores da secretaria envolvidos no processo, que se reuniram no final de semana para buscar uma solução. As provas foram remarcadas para a próxima semana, nos dias 17, 18 e 19, obedecendo à mesma ordem de aplicação: português, matemática, história e geografia, respectivamente.
Ao todo, farão a avaliação este ano 2.474.817 estudantes, sendo 1.780.122 de escolas estaduais, 625.950 de escolas municipais e 68.745 de escolas particulares.
Em Dracena, segundo Eli Aparecida Camargo da Silva, da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do Saresp no município, cerca de 810 alunos da rede municipal irão realizar o exame. Os alunos que farão as provas serão dos segundos e quartos anos das escolas da rede municipal e do sexto e oitavo ano nas escolas dos distritos de Jamaica e Jaciporã. Os alunos da rede estadual da cidade também farão a prova. Até o final da tarde de ontem, as provas ainda não haviam chegado à região.
Mais de 20 tipos de avaliações por série e disciplina foram preparadas como medida de segurança contra vazamento, o que prevê a impressão de cerca de 7 milhões de provas. A postergação em nada deverá afetar a qualidade da avaliação educacional do estado de São Paulo.