Quase 2,5 milhões de estudantes das redes públicas e particulares de São Paulo estão participando desde ontem, do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Em Dracena, o número é de aproximadamente 2.260 estudantes das redes municipal e estadual dos 2º, 4º, 6º e 8º anos do ensino fundamental e dos 3º anos do ensino médio. As provas dos alunos dos 2º e 4º anos das escolas municipais terminam hoje, os demais alunos fazem provas até amanhã.
Inicialmente, a aplicação da prova seria na semana passada, mas precisou ser adiada, por causa de atraso na entrega dos exames. O desempenho nas provas é um dos itens que compõem o indicador que serve de parâmetro ao pagamento de bônus para professores e funcionários da área.
A atual edição foi reformulada para aumentar a segurança e incluir um número maior de estudantes. Além das escolas estaduais, neste ano, 296 particulares devem fazer a prova. Outros 600 mil alunos de redes municipais de 535 cidades paulistas também participam.
Ao todo, estão sendo avaliados 2.474.817 estudantes – 1.780.122 de escolas estaduais, 625.950 de escolas municipais e 68.745 de escolas particulares.
As disciplinas avaliadas no Saresp são: língua portuguesa, matemática e ciências humanas, além de redação. A aplicação das disciplinas acontece de acordo com a série. Os estudantes têm no mínimo duas e no máximo três horas para fazer cada exame.
CIDADE – Em Dracena, segundo Eli Aparecida Camargo da Silva, da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do Saresp no município, cerca de 810 alunos da rede municipal estão fazendo o exame. Os alunos que fazem as provas são dos segundos e quartos anos das escolas da rede municipal e do sexto e oitavo ano nas escolas do distrito de Jaciporã. Em Jamaica, o número de alunos matriculados é menor do que o mínimo preciso para a realização da prova. Segundo a secretaria, as escolas particulares da cidade não estão fazendo parte da avaliação.
Os alunos da rede estadual da cidade também estão fazendo a prova. Na EE 9 de Julho, cerca de 270 alunos estão fazendo a avaliação, que, segundo a direção vem acontecendo sem maiores problemas. Na escola Alfredo Machado, que também é estadual, o número de alunos fazendo a prova é de cerca de 150. Outra escola que participa do exame é o Colégio Agrícola, que tem apenas uma sala com 33 alunos sendo avaliados.
Os dois maiores locais de exame na cidade são as escolas Julieta Guedes de Mendonça e Engenheiro Isac Pereira Garcez. No Isac, segundo a diretora Neusa Balbino Fumagali, aproximadamente 480 alunos participam da avaliação, sendo que destes, cerca de 3% estiveram ausentes na prova de ontem.
O maior número de estudantes que estão fazendo o exame é registrado na EE Julieta Guedes de Mendonça, que segundo o diretor Edson Fávero, concentra aproximadamente 520 alunos aptos a participar da prova. O diretor registrou uma ausência de menos de 5% no primeiro dia das provas. As provas terminam amanhã em todo o Estado.