A seleção brasileira vai fazer os exames e o início da preparação para a Copa do Mundo de 2010 no Centro de Treinamentos do Caju, pertencente ao Atlético Paranaense, em Curitiba. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e pelo técnico Dunga.

Pela manhã, eles visitaram o CT atleticano. Dunga destacou que ainda não há uma data definida para a chegada dos jogadores a Curitiba, onde devem ficar por cerca de uma semana.

De acordo com Teixeira, a sugestão para o uso do local foi feita pelo próprio técnico da seleção e contou com o trabalho de convencimento do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), que também participou da entrevista em que a definição foi anunciada.

“Uma equipe, para iniciar um campeonato, tem que fazer os exames, tem que ter tranquilidade para trabalhar e a sede do Atlético Paranaense oferece tudo isso juntamente com a cidade de Curitiba, que é um modelo”, elogiou Dunga.

Questionado sobre quando os jogadores chegam a Curitiba, o treinador disse que dependerá do término dos campeonatos e das datas reservadas pela Fifa, que precisam ser respeitadas. “Essa informação vai sair no site da CBF com bastante antecedência”, garantiu o técnico. “Daqui para a frente vamos montar nosso plano, quando vão se apresentar, ver a questão de voo, uma série de fatores.”

Dunga acrescentou que, a princípio, não está previsto nenhum amistoso em Curitiba. “A gente está montando ainda o que vai acontecer até a Copa do Mundo, até o momento a gente tinha esboçado uma programação, escolhemos a sede onde vamos fazer todos os exames e iniciar o treinamento, o ideal é sempre ter um jogo mais próximo da Copa do Mundo, mas não tem nada definido”.

Segundo ele, o clima de Curitiba também pesou na escolha da cidade. “Desde o início estamos procurando uma cidade que tivesse condições parecidas com as da África do Sul e Curitiba oferece isso, ainda mais com o Centro de Treinamento do Atlético Paranaense”, afirmou. “No futuro, um clube que não tiver um Centro de Treinamentos, uma estrutura como a do Atlético Paranaense será mais difícil de se manter entre os melhores do Brasil.”

Dunga ainda teve que responder a uma pergunta sobre o relacionamento com a imprensa. “Não sou zangado, não sou amargurado, sou muito feliz no que faço”, salientou. “Nunca deixei ninguém sem resposta, nunca agredi ninguém pessoalmente, agora tem perguntas que eu não gosto e respostas que, às vezes, o jornalista não vai gostar.” No entanto, acentuou que seu interesse é sempre fazer o melhor para a seleção. “O torcedor está recordando como eu era como jogador e agora, como treinador, sou da mesma forma”, acrescentou. “Quando visto a camisa de alguma coisa sou focado naquilo que temos de fazer.”

No CT do Caju, inaugurado em junho de 1999, o Atlético Paranaense possui dois núcleos habitacionais com capacidade para até 284 hóspedes com conforto. O local conta com oito campos de futebol com medidas e padrões oficiais. O complexo ainda oferece quadra de tênis, quadra de areia, quadra poliesportiva e pista com mais de 750 metros. Na academia, há equipamentos de última geração e piscina semiolímpica.