A Unesp (Universidade Estadual Paulista) aplica neste domingo (8) a primeira fase do vestibular 2010. Ao todo, 76.511 candidatos são esperados na avaliação.
Os vestibulandos deverão comparecer ao local de prova às 13h, quando está prevista a liberação da entrada no prédio. O fechamento dos portões está marcado para as 14h.
O exame terá duração de 4h30. A prova será aplicada em 30 cidades do Estado de São Paulo. A cidade com o maior número de candidatos, 15.042, é a capital.
O que levar e o que não levar
Para fazer a primeira fase da Unesp o candidato deverá levar:
Cédula de identidade;
uma foto 3×4, recente;
lápis preto;
apontador;
borracha;
caneta esferográfica de tinta azul ou preta.
O candidato não poderá realizar as provas portando relógio, calculadora, telefone celular, radiocomunicador ou aparelho eletrônico similar. Se forem levados à sala de prova, deverão ser entregues ao fiscal, que devolverá na saída. Boné, chapéu, lenço, gorro e óculos escuros não poderão ser usados durante a realização das provas.
Concorrência
O curso de medicina em Botucatu é o mais procurado do processo seletivo, com 129,2 candidatos por vaga. Em segundo lugar aparece direito, em Franca, com 55,5 c/v e em terceiro está arquitetura e urbanismo, em Bauru, com 36,7 c/v. Os três cursos somados totalizam 16.051 candidatos, o que representa 21% do total de inscritos.
Novo formato de prova
A prova terá de 90 questões de múltipla escolha: 30 de cada um dos eixos dos Parâmetros Curriculares Nacionais. O gabarito e o caderno de questões serão divulgados após as 18h30.
Linguagens, códigos e suas tecnologias (elementos de língua portuguesa e literatura, língua inglesa, educação física e arte);
ciências da natureza, matemática e suas tecnologias (elementos de biologia, física, química e matemática);
ciências humanas e suas tecnologias (elementos de história, geografia e filosofia).
A divulgação do resultado da primeira fase, nos mesmos sites, está prevista para o dia 30 de novembro. A segunda fase será aplicada nos dias 20 e 21 de dezembro.
No cômputo final da nota do exame, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2009 poderá compor a pontuação da primeira fase. No entanto, com o adiamento da avaliação do MEC (Ministério da Educação), a situação permanece indefinida. Não se sabe se será possível utilizar os resultados.
Provas específicas
A instituição anunciou novas datas das provas de habilidades específicas: os cursos oferecidos em São Paulo aplicarão provas no dia 4 de dezembro e as provas dos cursos de Bauru ficaram para o dia 13 de dezembro.
As provas marcadas para os dias 7, 8 e 9, no mesmo mês, manterão suas datas de aplicação. Só foram alterados os exames que seriam aplicados em 6 de dezembro, uma das novas datas do Enem.
Segunda fase
A segunda fase será aplicada nos dias 20 e 21 de dezembro. No primeiro dia, a avaliação será composta de 12 questões discursivas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias e 12, também discursivas, de ciências humanas e suas tecnologias.
No segundo dia, os candidatos farão a prova com 12 questões discursivas de linguagens e códigos e suas tecnologias e uma prova de redação. A duração de cada dia de prova (primeira e segunda fases) será de 4 horas e meia. Para essa etapa, serão convocados entre quatro e seis dos candidatos mais bem classificados na primeira etapa.
Os exames serão aplicados nas cidades onde há oferta de vagas (Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, Rosana, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e São Vicente) e também em Americana, Campinas, Dracena, Guarulhos, Jundiaí, Ourinhos, Piracicaba, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Sorocaba e Tupã.