A Unicamp divulgou na manhã desta quinta-feira os locais de prova do vestibular 2010. A avaliação da primeira fase está marcada para o dia 15 de novembro e os vestibulandos podem consultar o local da prova no site da Comvest.
Para fazer a consulta é preciso digitar o nome ou o número de inscrição no vestibular. Ao todo, 55.475 inscritos disputam 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto). A prova da primeira fase inclui redação e 12 questões gerais discursivas de ciências biológicas, física, geografia, história, matemática e química.
As provas acontecem em 24 cidades do país: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.
A prova da primeira fase começa às 14h. A orientação é que os candidatos cheguem com uma hora de antecedência, os portões serão fechados às 13h45.
Nos Estados onde não há “horário de verão”, a Comvest –responsável pela prova da Unicamp– seguirá o horário local e não o horário de Brasília. O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de duas horas e 30 minutos.
A Comvest divulga a lista dos candidatos que passaram para a segunda fase no dia 16 de dezembro.
Por causa do vazamento da prova do Enem, a Unicamp não vai utilizar a nota do exame no seu vestibular.
Documentos
No dia da prova, os candidatos deverão levar duas fotos coloridas 3X4, datadas e tiradas em 2009 (com nome e número de inscrição anotados no verso), o original do documento indicado na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e uma pequena régua.
Os candidatos não precisarão levar o comprovante de inscrição ou o comprovante de pagamento no dia da prova.
Concorrência
O curso de medicina continua sendo o mais concorrido, com quase 90 candidatos disputando cada uma das vagas. Desde que a Unicamp começou a fazer seu próprio processo seletivo, em 1987, medicina sempre foi o curso mais concorrido.
No ranking da relação de candidatos por vaga, o curso de arquitetura e urbanismo aparece em terceiro lugar (60,3), seguido de comunicação social e midialogia (37,9), ciências biológicas em período integral (35,1), engenharia química em período integral (31,9), farmácia (30,2), engenharia de produção (28,2), engenharia civil (27,4) e ciências econômicas em período integral (24,5). Considerando todos os cursos, a relação de candidatos por vaga passou de 14,4 no ano passado para 16,1 neste ano.