A etapa de novembro da campanha de vacinação contra a febre aftosa se estende até o dia 30, no Estado de São Paulo. A informação é do Governo do Estado. Os produtores de bovinos e bubalinos terão de vacinar todo o rebanho, diferentemente da etapa de maio, quando somente os animais com até 24 meses de idade foram imunizados. 

A secretaria de Agricultura e Abastecimento fez o lançamento da campanha via blog – www.agriculturasp.blogspot.com, com a participação do secretário João Sampaio e do coordenador da Defesa Agropecuária da Pasta (CDA), Cláudio Alvarenga de Melo. “Na internet, os produtores poderão interagir conosco, tirando dúvidas, fazendo sugestões e comentando o que julgarem pertinente”, explica o secretário. 

Na etapa anterior, finalizada em 31 de maio, foram vacinadas 4,8 milhões de cabeças com até 24 meses. O rebanho total paulista é da ordem de 11,2 milhões de animais. A cadeia de bovinos é o segundo item na pauta de exportações. No ano passado, as vendas externas totalizaram US$ 3,16 bilhões – ficando atrás apenas do setor sucroalcooleiro. 

O Estado de São Paulo não registra casos da doença há 13 anos. Historicamente a taxa de adesão à campanha é de acima de 90%. A Secretaria se programa para retirar gradualmente a obrigatoriedade da vacinação contra aftosa no Estado, a exemplo do que já ocorreu com a raiva dos herbívoros. O pecuarista terá até o dia 7 de dezembro para comprovar a vacinação e relatar todo o gado existente na sua propriedade. 

As informações são da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.