Faltando ainda mais de 45 dias para o início do verão, que oficialmente só começa no dia 21 de dezembro, as temperaturas na região vêm gradativamente aumentando e a população já sente os efeitos da estação que promete ser uma das mais quentes dos últimos anos.

Depois de um outono e de um inverno que tradicionalmente são muito secos, mas que em 2009 foram bem chuvosos, a chegada da primavera e do verão mostra mais uma vez que o clima de 2009 está sendo um pouco diferente do que o normal.

O feriado de Finados, que na região teve altas temperaturas e nenhuma chuva, registrou temperaturas altíssimas, porém o pico dos últimos dias foi registrado, segundo o professor da Unesp de Dracena, Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, responsável pela estação meteorológica instalada no campus, no final da tarde e início da noite de terça-feira. Próximo às 19 horas, a estação registrou 37ºC (máxima), temperatura muito alta para o horário.

Além disso, o professor destacou que no período noturno e na madrugada dos últimos dias a temperatura tem levado um bom tempo para diminuir. Um bom exemplo foi a madrugada de hoje, que às 0h30 registrava 28ºC (máxima).Entre às 8 e às 9 horas, a temperatura chegou aos 24ºC (mínima).

Paulo afirmou ainda que nos últimos dias as temperaturas mais altas vêm sendo registradas sempre entre às 18 e as 19horas e que as madrugadas estão sendo quentes, com as temperaturas caindo somente depois da 0 hora.

Hoje, às 12 horas, os termômetros da Unesp já marcavam 33º C (máxima) a umidade relativa do ar era de 43% e os ventos eram pequenos, o que, segundo o professor indicava que a possibilidade de chuva é pequena.