O nadador Alexandre da Silva Fernandes, da equipe Adef/Semelju/Unifadra/Estilo Livre participou no final de novembro e começo de dezembro, juntamente com a seleção brasileira, do 1º Campeonato Mundial de Piscina Curta, que foi realizado no Rio de Janeiro.

A competição contou com a participação de mais de 400 nadadores de 31 países, e com mais de 80 medalhistas paraolímpicos. O Brasil ficou com a quarta colocação geral no quadro de medalhas, empatado com os EUA e atrás da Rússia e da Austrália.

Alexandre foi surpreendido em sua avaliação internacional realizada no dia 28 e foi elevado de categoria, passando da categoria S7 para a S8, tendo assim que enfrentar pessoas com menos dificuldades. Apesar dos protestos dos representantes do Brasil, o atleta competiu na nova categoria e foi observado pelo comitê internacional.

Mesmo com a mudança, o nadador dracenense fez excelentes tempos. Ficou com o 6º lugar nos 400m nado livre e com a 7ª posição nos 100m nado borboleta, prova que nunca havia realizado, já que na categoria S7, a prova é de apenas 50m.
O Comitê Paraolímpico Brasileiro está agendando para o próximo ano duas avaliações internacionais antes do Campeonato Mundial de Piscina Longa, que acontecerá em agosto na Holanda, para tentar reverter a mudança de categoria que é prejudicial ao Brasil e principalmente ao nadador.

Com seus tempos de classificação e com os tempos obtidos durante a competição, se Alexandre estivesse competido pela categoria S 7, o nadador teria ficado com a medalha de prata nos 100m nado livre; bronze nos 50m nado borboleta e brigaria também pelo bronze nos 50m e nos 400m nado livre.

O Comitê publicou em seu site a premiação dos melhores atletas e técnicos do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico de Natação 2009, onde consta o nome do nadador e do técnico Júlio César Monteiro como destaques.

No próximo dia 15 acontecerá a divulgação do calendário de 2010, que deverá sofrer mudanças em relação às etapas regionais e nacionais em função do Mundial. Também estão agendados dois períodos de treinamento para os selecionáveis, um para o fim de janeiro e outro para o mês de maio. A programação de treinos do atleta será montada a partir da divulgação do calendário.

Em 2009, Alexandre representou Dracena nos Jogos Regionais e nos Jogos Abertos do Interior e conquistou várias medalhas para a cidade. O nadador ganhou o título brasileiro dos 50m nado borboleta e dos 100m nado livre em sua categoria e colocou seu nome entre os melhores nadadores do país.