Aquecimento recorde nas vendas de automóveis cancela férias coletivas dos trabalhadores do setor. O momento é de franca recuperação e a notícia já correu em várias linhas de montagem: “parar na virada do ano, nem pensar”.

Na semana passada, a indústria de veículos bateu recorde de vendas um mês antes de o ano terminar. Agora, o setor vai tentar garantir também seu melhor ano em produção ou, no mínimo, um empate com o resultado de 2008.

A indústria conta com o esforço de várias montadoras que suspenderam ou reduziram as férias coletivas para superar os números do ano passado. “Nós temos um ritmo intenso, porém negociado com os trabalhadores”, disse Jackson Schneider, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, em entrevista à JP.

No setor de autopeças, a tendência é a mesma das montadoras, ou seja, aproveitar o bom momento do mercado para continuar produzindo. De acordo com o diretor do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, Antonio Carlos Bento, o setor aguarda anúncio das montadoras para decidir como será o ritmo. Se as produções continuarem “a todo vapor”, o grupo de autopeças continuará no mesmo compasso.

EMPRESAS – A Ford e a Fiat já comunicaram a parte dos funcionários de que não vão parar entre o Natal e o Ano Novo. Segundo as empresas, ficam mantidos os feriados, mas nos dias úteis da semana que separa as duas datas haverá produção de automóveis. Na Ford, os empregados das linhas de automóveis em São Bernardo do Campo, Taubaté e Camaçari não vão parar. A General Motors do Brasil suspendeu as folgas de fim de ano para atender ao crescimento da demanda. Dos cerca de 9 mil trabalhadores da Mercedes-Benz, produtora de caminhões e ônibus de São Bernardo, apenas um terço terá férias coletivas.

A Scania, que também fabrica caminhões e ônibus no grande ABC, irá conceder férias menores, entre os dias 28 de dezembro e 12 de janeiro. Na Volkswagen, os funcionários ficarão em casa no máximo por duas semanas, mas a folga já foi compensada com jornadas extras durante o ano. A Delphi, que conta com dez fábricas na América do Sul, se programa para acompanhar as paradas de cada cliente.