Depois de estabelecer um novo recorde mundial dos 50 metros livre na sexta-feira, César Cielo caiu na piscina novamente neste sábado para nadar o revezamento 4×50 metros livre pelo Torneio Open de Natação, em São Paulo. Apesar de frustrar os que esperavam que ele abandonasse o maiô tecnológico, Cielo não decepcionou e faturou mais um ouro pelo Clube Pinheiros.

O homem mais rápido do mundo nos 50 e 100 metros livres foi o segundo a cair na piscina do próprio Pinheiros. Ele manteve a vantagem já aberta por Nicholas dos Santos, que abriu o revezamento. Depois, Bruno Fratus e Nicolas Oliveira foram os responsáveis por garantir o tempo de 1min26s12, que estabeleceu um novo recorde sul-americano.

“Estava muito focado em bater o recorde e saio de férias feliz. Estou cansado, mas esse ano foi inesquecível e vou descansar para começar com força total em 2010”, disse Cielo, que termina 2009 como recordista mundial também nos 100 metros livres, marca obtida com o ouro no Mundial de Roma, em agosto.

Neste sábado, era esperado que Cielo abandonasse os maiôs tecnológicos, já como preparação para o ano que vem, quando estes serão proibidos. Além de nadar apenas de sunga, também havia a expectativa de que ele fosse o primeiro no revezamento, tendo assim a possibilidade de superar o próprio recorde mundial estabelecido na sexta.

Mas Cielo preferiu não inovar. A única mudança foi a utilização de um maiô mais antigo, lançado em 2008, também proibido a partir de 2010. Como estava cansado, o nadador de 22 anos optou por ser o segundo no revezamento e apenas cumpriu seu papel para garantir o ouro ao Pinheiros, que ainda o homenageou antes da prova com uma placa pelo recorde nos 50 metros.

OUTROS RESULTADOS – Também neste sábado, Joanna Maranhão levou o ouro nos 400 metros medley. Na mesma prova do masculino, Henrique Rodrigues foi o melhor. Nos 50 metros borboleta, os campeões foram Nicholas dos Santos e Daynara de Paula. Os 100 metros peito foram vencidos por Henrique Barbosa e Tatiane Sakemi, enquanto Nicolas Oliveira e Tatiana Lemos Barbosa levaram a melhor nos 200 metros livre.