O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que 2009 foi um ano “mais do que bom” e que, durante o período, o Brasil mostrou competência, firmeza e ousadia. Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele destacou que a crise financeira internacional provocou pânico mundial e que em 2009 o pessimismo tomou conta do mundo.

“Nós dizíamos que, no Brasil, essa crise não seria da envergadura que foi no mundo inteiro porque nós tínhamos um sistema financeiro mais sólido, não estávamos envolvidos na crise imobiliária e, portanto, a gente tinha clareza de que a crise seria menor”, disse.

De acordo com o presidente, não foi por sorte que o país foi um dos últimos afetados pela instabilidade econômica e um dos primeiros a sair dela. Ele ressaltou que ações como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) já estavam em vigor desde 2007 e que o lançamento do Minha Casa, Minha Vida em março deste ano, por exemplo, contribuiu para a recuperação da economia.

“O Brasil tinha uma quantidade de investimento em infraestrutura, a melhoria de vida das camadas mais pobres da população, a ascensão de uma parcela da sociedade brasileira das classes D e E. Tudo isso permitiu que o consumo aumentasse, que aumentasse a produção, que aumentassem as vendas e que o Brasil, então, saísse da crise com muito mais vigor”, afirmou.

Para Lula, o cenário traçado entre outubro e dezembro de 2008 – quando a crise começou – foi provocado por medo. Ele se referiu ao que chamou de “brecada muito forte na economia” como desnecessária e garantiu que tudo isso já foi corrigido.

As informações são da Agência Brasil.