Quanto mais tratados, mas bonitos eles são e conferem beleza a qualquer visual. De nada adianta uma maquiagem bem feita se os cabelos estiverem maltratados, sem brilho ou com a coloração vencida. Além disso, os cabelos definem a personalidade de cada um e a sua maneira de encarar a vida. A escolha do corte, da cor e do penteado mostram a personalidade de cada pessoa. O cabelo é cheio de significados geralmente associados aos conceitos de ousadia, juventude, liberdade, sedução e poder.

Os profissionais que estão sempre na mídia acabam ditando a moda; suas roupas, acessórios e penteados acabam sendo copiados e isto vale tanto para as mulheres como para os homens também.

As novelas fazem a cabeça das mulheres. A bola da vez tem sido a o corte de cabelo usado por Teresa (Lília Cabral), na novela “Viver a Vida”. Teresa personifica a mulher chique e educada, seus cabelos curtos lhe dão charme, além de ser prático, por isso já está sendo copiado.

Mas é preciso ficar atenta, pois copiar os cortes de cabelo não é suficiente para garantir o mesmo glamour das famosas, porque nem tudo o que se vê na televisão combina com você.

Para garantir o sucesso do visual, o primeiro passo é procurar um profissional competente que vai orientar quanto ao melhor corte, aquele que combina com o formato do rosto. Por outro lado, se você tem vontade de mudar o visual, não tenha receio de ser ousada, mas não faça isso às vésperas do casamento de sua melhor amiga ou daquela esperada badalação porque se você não gostar do resultado, vai sentir-se insegura mesmo que esteja tudo combinando e este sentimento estragará a sua festa. Se realmente não deu certo e você não consegue se adaptar à mudança como gostaria, não se aflija afinal o cabelo cresce rapidinho.

Cada vez mais as mulheres procuram os salões em busca de profissionais que sejam capazes de fazê-las lindas como as estrelas das novelas cujas personagens ditam a moda das roupas e dos cabelos. Existem aquelas que vão ao salão pelo menos três vezes por semana apenas para lavarem os fios. É sabido que estes locais usam água mineral ou filtrada para a lavagem dos fios, sem contar que a posição da cabeça no lavatório permite que o profissional ensaboe, massageie e remova os produtos de maneira uniforme por isso é que o resultado final é muito melhor do que quando se lava o cabelo em casa.

Quando se lava os cabelos em casa, geralmente isso é feito com pressa e sem muito critério. De modo automático, passa-se o xampu, esfrega-se, enxágua e lá vem o condicionador, novamente enxágue e pronto. Será?

Veja algumas dicas de como lavar os fios corretamente. O xampu deve ser passado com suavidade, sem esfregar o couro cabeludo com as unhas. Com a ponta dos dedos, massagear fazendo movimentos circulares a fim de limpar e ativar a circulação sanguínea.

A água fria fecha as escamas dos fios, mantendo-os uniformes e garantindo o brilho. Como a grande maioria lava os cabelos em casa, tomar banho frio pode não ser nada agradável, então o jeito é diminuir o máximo possível a temperatura do chuveiro, pelo menos na hora de lavar a cabeça.

Os xampus anti-resíduos devem ser usados a cada 4 ou 5 lavagens. É indicado para os cabelos expostos à poluição e, como o próprio nome já diz, ele remove dos fios o acumulo de cremes deixando-os livres para absorver as substâncias ativas dos cremes e condicionadores.

Se você não abre mão de lavar a cabeça todos os dias, prefira os xampus para uso diário, ou os neutros, mesmo se os fios tiveram passado por processos químicos.

Aplique o condicionador do meio do cabelo para as pontas, separando os cabelos em mechas e massageando com movimentos de cima para baixo, alisando os fios. Espere alguns minutos para dar tempo de o produto agir e enxágüe, passando os dedos entre os fios a fim de desembaraçá-los.

Na hora de secar o cabelo, não esfregue a toalha e não faça turbante pois isso danificará os fios. Pressione a toalha com as mãos para tirar o excesso de água, isso vai facilitar na hora de usar o secador.

E falando em secar os cabelos, usar cremes termoativos tratam os fios e protegem contra a agressão do calor do secador, que deve ser usado sempre morno.