Dracena completa hoje 64 anos de fundação. Célio Rejani é o atual prefeito e na última sexta-feira, faltando apenas quatro dias para o prefeito passar o primeiro aniversário do município à frente da Administração Municipal, falou sobre o seu trabalho durante os 11 primeiros meses do ano.
Era uma tarde com tempo fechado, depois de uma semana chuvosa, assim como quase todo o ano de 2009. O relógio marcava pouco mais de 17 horas e os últimos funcionários da Prefeitura deixavam o prédio apressados e animados com os dias de folga que viriam pela frente, afinal a maioria só volta ao trabalho amanhã (9).
Depois de alguns minutos de espera, o prefeito recebeu em seu gabinete a reportagem do Jornal Regional. Ao entrarmos encontramos Célio, sentado em sua mesa, acompanhado do vice-prefeito, Enivaldo Sartori, observando e conversando debruçados em um grande mapa da cidade, cheio de marcações coloridas, discutindo o que deverá ser o plano de recapeamento asfáltico de Dracena.
O prefeito afirmou que apesar do ano difícil, com a queda de arrecadação em todas as esferas do Governo, o que dificultou muito a administração da cidade, que teve que alterar dezenas de projetos que estavam previstos, Dracena pode se considerar privilegiada, pois teve condições de continuar crescendo e evoluindo. Mesmo passando por esses problemas, o prefeito disse que a Cidade Milagre deverá honrar todos os seus compromissos, inclusive o pagamento do 13º salário aos funcionários públicos, que deve sair em dia.
Célio afirmou que a Prefeitura conseguiu nesse período realizar várias obras e investimentos com verba própria e que também contou com o apoio da assinatura de vários convênios com os governos Estadual e Federal. Segundo o prefeito foram realizados trabalhos de recuperação de pontes rurais, reconstrução de galerias, recuperação de algumas ruas e o recapeamento de alguns locais.
Além disso, foram assinados vários convênios nesses 11 meses, como o que destinará verba para a construção da primeira parte da galeria na Fapidra; para a reforma do Centro Social Urbano; para o recapeamento das vicinais de Jamaica e Jaciporã, locais que irão ter em breve lagoa de tratamento e também para a construção de galerias e redes de esgoto na cidade.
Outra área de atuação que vem recebendo atenção especial da Prefeitura é a Educação, que somente em obras de reforma e ampliação nos prédios da rede municipal de ensino recebeu cerca de R$ 950 mil. Além disso, foram adquiridos quatro novos ônibus para o transporte de alunos e um veículo para a Secretaria da Educação.
Segundo Célio, um dos maiores problemas encontrados por ele diz respeito à frota de veículos da Prefeitura, que é muito antiga e precisa ser substituída. Alem dos veículos para a Educação foi comprado um caminhão para a coleta seletiva de lixo; outro caminhão 0 km compactador de lixo; caminhões para serem utilizados nas obras da Prefeitura; trator; moto-niveladora e a renovação da frota da Emdaep e da Prefeitura.
Outro trabalho realizado pela Administração Municipal diz respeito ao prédio da Prefeitura, que apresentava alguns problemas estruturais que já estão quase que totalmente resolvidos.
No setor administrativo, o prefeito destacou o projeto Cidade Legal, que visa regularizar a documentação de imóveis na cidade e a retomado e regularização dos trabalhos em dois conjuntos habitacionais. Esse trabalho foi feito em parceria com o Cesd, que enviou alunos dos cursos de Administração e Direito, para orientar a tomada de decisão da população.
As obras no prédio na Vila Barros, que abrigará uma unidade do Senai e também a Secretaria da Educação estão praticamente concluídas. Segundo Célio, a escola foi aprovada pelo conselho do Senai e no começo do próximo ano devem ser abertas as primeiras turmas para os cursos oferecidos pela entidade. No prédio que irá abrigar a Secretaria da Educação, o prefeito afirmou que foram investidos mais R$150 mil, na adequação do prédio, que terá total capacidade para receber a secretaria e que deverá ser inaugurado também no início de 2010.
O prefeito afirmou estar ciente das reclamações da população com relação ao asfalto, mas Célio destacou que quando assumiu o processo de desgaste do asfalto já estava em andamento e que o ano atípico, sem um período de estiagem só aumentou ainda mais o problema.
O ano de 2009 vem sendo um dos mais chuvosos da história, segundo a Cati, e isso vem atrapalhando o trabalho de recuperação, que ocorre na medida do possível. O prefeito destacou ainda que a falta de verba para a recuperação vem atrapalhando e muito.
Célio Rejani está discutindo e montando com sua equipe um plano de recuperação do asfalto da cidade que deve ser aplicado em 2010. O trabalho conta com a vinda de verbas federais e estaduais e com a aplicação de verba da Prefeitura e deverá ter várias fases. Em primeiro momento deverão receber atenção os locais mais críticos e de maior movimento e depois, conforme novas verbas forem sendo disponibilizadas as áreas de menor movimentação e mais distantes deverão ser recuperadas.
EVENTOS – Com relação à programação da comemoração dos 64 anos de Dracena, o prefeito disse que buscou atingir a população de todas as classes e de todos os perfis, organizando um calendário de eventos culturais e esportivos para vários tipos de público, para que a maioria da população tenha motivos para comemorar. A Festa Sabores do Brasil, realizada no final de semana e que contou com show gospel e outro de MPB, a organização de competições de várias modalidades, as inaugurações programadas até o final do ano, as apresentações que deverão acontecer hoje no ginásio de esportes e a missa campal de hoje são um exemplo disso.
Ainda falando sobre o ano de 2009, Célio Rejani afirmou que foi um ano de realizações e conquistas no setor esportivo da cidade, com a conquista de medalhas nos jogos regionais e em campeonatos de várias modalidades, com o ótimo trabalho desenvolvido por professores em projetos sociais realizados pela Prefeitura e com a realização dos “Joguinhos Escolares”, em Dracena.
O prefeito ainda afirmou que no setor do transporte público a cidade deverá ter novidades em 2010, com algumas mudanças que deverão favorecer a população.
Célio afirmou estar muito otimista com relação ao próximo ano e disse também que está satisfeito com o rumo que sua administração vem tomando. Outro destaque foi o bom relacionamento seu com o vice Enivaldo Sartori. O prefeito afirmou que a divisão de tarefas realmente acontece com o seu vice e que o relacionamento é muito bom, porque Enivaldo é uma pessoa muito séria e correta, perfil muito parecido com o seu.
O vice-prefeito, Enivaldo Sartori também participou da entrevista e durante a conversa ressaltou as dificuldades enfrentadas em 2009, mas afirmou que mesmo com os problemas a Prefeitura vai encerrar o ano com as contas equilibradas, honrando seus compromissos financeiros e também os compromissos assumidos durante a campanha. Enivaldo ressaltou que muito do que vem sendo feito pela Prefeitura não aparece aos olhos da população, como o trabalho na Educação, no Social, na parte administrativa, no Esporte e na infraestrutura da cidade. O vice disse que esse não e um trabalho que aparece muito fisicamente, mas que é um trabalho que tem muita importância, que precisa ser feito e que se não for bem feito ai sim as pessoas vão cobrar, mas que se for bem feito vai passar despercebido pela maioria da população.
Enivaldo afirmou que o reajuste fornecido ao funcionalismo público, embora pequeno, proporcionou um ganho real aos funcionários.
O vice espera que 2010 seja um ano de muitas realizações na cidade e que isso será possível também pelo fato do orçamento do próximo ano ser elaborado pela administração atual e não pelo prefeito anterior, como aconteceu em 2009.
Ao final da entrevista Célio Rejani e Enivaldo Sartori afirmaram que a população dracenense deverá ser surpreendida em 2010, com a transformação da cidade em um grande “canteiro de obras”, com atuação da Prefeitura em várias frentes e com a melhoria e o crescimento da cidade, para que nos próximos aniversários os dracenenses tenham ainda mais para comemorar.