Finalmente os estudantes poderão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que serão aplicadas hoje e amanhã em todo o País. A data do Enem, prevista para o início de outubro, foi adiada após vazamento do conteúdo do exame. Em Dracena, mais de mil alunos deverão comparecer para as provas que ocorrerão somente na Fundec.
O coordenador do Enem, Hélio Rodrigues informou que os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, não sendo permitidos atrasos. Ele lembra que os candidatos deverão apresentar documento de identificação com foto, cartão de confirmação da inscrição e folha de respostas do questionário socioeconômico.
Hélio disse que os inscritos receberam em casa, junto com o novo cartão de confirmação de inscrição (verde), o cartão-resposta do questionário socioeconômico do Enem 2009. O questionário pode ser acessado via Internet, em www.enem.inep.gov.br, e o cartão-resposta deve ser entregue respondido até amanhã. Mesmo os candidatos que não receberam o material poderão fazer as provas.
A prova de hoje conta com questões relativas às áreas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O horário de realização será das 13 às 17h30. Amanhã, o período de duração será maior, pois haverá a redação. A prova contemplará as áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias. O início será às 13h e o término às 18h30.
Mais de 4,5 milhões de jovens farão o Enem e tentarão garantir com ele uma vaga como estudante universitário. Isso porque, neste ano, a prova recém-criada pelo Ministério da Educação (MEC) tem o objetivo de substituir o vestibular em diversas universidades públicas do País e em mais de 500 faculdades particulares.
O novo Enem indica um avanço no processo seletivo das universidades, pois, assim como nos Estados Unidos, procura implementar um sistema unificado de prova, no qual o aluno terá em mãos uma nota que servirá de passaporte de entrada em centenas de universidades. A expectativa do MEC é que, até 2012, todas as federais abandonem seu concurso e adotem o Enem como processo seletivo.