Começa na sexta-feira o maior rali off-road do mundo. A partir do dia 1º de janeiro, 383 aventureiros partem de Buenos Aires, na Argentina para a disputa da 32ª edição do Rally Dakar. O percurso total será de 9.030 quilômetros nos 16 dias de disputas pelos mais variados e desafiadores tipos de terreno fora de estrada.

Pelo segundo ano consecutivo o Rally Dakar será disputado na América do Sul, começando em Buenos Aires, passando pela Cordilheira dos Andes, entrando no Chile, no Deserto de Atacama e depois retornando à capital argentina. O Rally Dakar é o famoso Rally Paris-DaKar que tradicionalmente era realizado entre os continentes europeu e africano, mas que depois de varias mortes a atentados aos pilotos foi transferido, em 2009, para America do Sul devido à falta de segurança no continente africano.

O fato de competir perto de casa pode ajudar os competidores brasileiros.

Com a proximidade do local de disputas, mais competidores brasileiros terão a possibilidade de disputar o rali. Serão 24 pilotos, navegadores e co-pilotos em todos os veículos, seis nas motos, um nos quadriciclos, 15 nos carros e dois nos caminhões. Os competidores brasileiros estarão em varias equipes e prometem representar de forma muito honrosa o país. Um dos destaque será o primeiro veículo movido a etanol, o álcool, que irá participar de uma competição desse tipo, e que será pilotado por brasileiros.