Seguindo os passos de Portugal, a República Tcheca é o segundo país europeu a descriminalizar formalmente o porte de todas as drogas. O anúncio foi feito na semana passada em Praga e considera que portadores de quantidades específicas de drogas não sofrerão processo ou prisão.

Pelas novas leis, que entram em vigor em primeiro de janeiro de 2010, os cidadãos tchecos poderão portar até quatro tabletes de ecstasy, 15 gramas de maconha, cinco gramas de haxixe e uma grama de cocaína. Pena prisional poderá ser aplicada a quem portar quantidades maiores.O promoter tcheco Ales Bleha conta que está “feliz com as novas leis”, mas acredita que terão pouco efeito sobre as pessoas: “pouca gente tem problemas com drogas aqui, a não ser aqueles que provocam a polícia ou fazem algo realmente estúpido. Quem usa maconha ou cocaína o até mesmo algumas das drogas mais pesadas continuará fazendo o mesmo que antes”, prediz. “A República Tcheca é às vezes chamada de ‘segunda Amsterdam’ ou “a Amsterdam do leste’. Mas o que realmente importa sobre essas leis é que elas representam uma descriminalização genuína, um passo importante rumo a uma legalização total que, eu acredito, é a única solução possível para lidar com as drogas e o tráfico e reduzir o mal associado a elas. Não creio que o problema seja o usuário de drogas, mas a criminalidade e das máfias envolvidas na compra e venda.”

Bleha, que promove noites de música eletrônica em Praga, também pensa que as quantidades estabelecidas também são bastante sensatas: “Pelo menos falando da minha experiência pessoal. Eu só fumo maconha, então não posso falar das outras drogas, mas com certeza nunca carrego mais do que cinco gramas comigo”. Para ele, esse é apenas o começo: “Penso que as drogas serão legalizadas na Europa nos próximos vinte anos”, ele diz “e gostaria de agradecer às muitas pessoas que nunca desistiram dessa luta e trabalham duro para explicar aos governos que é melhor se concentrar em controlar o problema das drogas abertamente do que insistir em uma repressão dura e pouco eficaz”.