A Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Dracena inaugurou na segunda-feira as novas instalações da maternidade e ala de internação feminina. A cerimônia contou com a presença de várias autoridades, deputados e seus representantes, médicos, clubes de serviço, diretoria da Santa Casa e convidados. Os participantes foram recepcionados com apresentações musicais da Orquestra Sinfônica Jovem de Dracena.

Na oportunidade, também estiveram presentes os familiares dos dois médicos homenageados com a denominação das novas instalações. A maternidade leva o nome de Dr. Gumercindo Corrêa de Almeida Moraes Júnior e a ala de internação feminina de Dr. Shigeyasu Teruya.

Gumercindo veio para Dracena em 1951, trabalhou para a construção da Santa Casa, onde atuou como ginecologista por muitos anos. A esposa Rute Varella Moraes agradeceu pela homenagem, destacando que o marido foi um dos primeiros médicos de Dracena. Afirmou ainda a emoção de ver um sonho realizado. Também estiveram presentes os filhos Gumercindo Neto, Luiza Cristina e Flávia, os netos Marina e Richard, o irmão Luiz e sua filha Carmem Luiza.

Shigeyasu Teruya atuava como otorrinolaringologista, veio para Dracena em 1970. A esposa Tomie Umeda Teruya é ginecologista, obstetra e acupunturista e esteve acompanhada do filho Edgard, que destacou a alegria pela homenagem ao pai. Estiveram presentes ainda as irmãs Sumiko e Yasuko, a neta Carolina e Yoshiki Ogata.

O provedor da Santa Casa, Lúcio Sacco agradeceu ao trabalho do deputado Reinaldo Alguz e demais autoridades que colaboram com a entidade, dando condições para que a diretoria possa trabalhar, fazendo com que o hospital continue a crescer, cumprindo a função de salvar vidas.

O prefeito Célio Rejani afirmou que Dracena tem muito a comemorar nestes 64 anos, sobretudo com as inaugurações da Santa Casa, oferecendo mais qualidade de vida à população. Também utilizaram a palavra o presidente da Câmara, Juliano Bertolini; os deputados Eleuses Paiva; Jorge Maluly; Reinaldo Alguz e Sylvio Adir Miguel, diretor do Banco de Sangue.

A maternidade conta com 14 leitos, sendo seis apartamentos individuais equipados com televisor, poltronas, cama, ar condicionado, banheiro, e dois coletivos. Oferece estrutura para alojamento conjunto, permitindo que o bebê fique no quarto junto com a mãe. A ala feminina possui oito quartos coletivos com três leitos cada, atendendo pacientes cirúrgicos e clínicos do SUS.