A Volkswagen negou nesta quinta-feira que tenha a intenção de entrar na Fórmula 1 em 2012. As especulações sobre um possível projeto da montadora na categoria surgiram nas últimas semanas, mas foram refutadas pelo diretor de pesquisa e desenvolvimento, Ulrich Hackenburghas.

“Não existe qualquer plano ou decisão concreta quanto à Fórmula 1”, disse Hackenburghas durante um evento em Los Angeles. O dirigente admitiu, entretanto, que a montadora pretende trabalhar em categorias menores.

“Nós estamos desenvolvendo um novo motor de 2 litros, que pode ser usado em diversos campeonatos”, afirmou o diretor. A ideia da montadora é primeiro entrar como fornecedora de motores para só depois fazer um projeto maior, qualquer que seja a categoria.

Recentemente, as duas montadoras alemãs que se aventuraram na Fórmula 1 seguiram caminhos opostos. Enquanto a BMW – que tinha equipe própria – encerrou seus planos na categoria, a Mercedes deixou de ser sócia da McLaren e comprou a Brawn GP, voltando ao Mundial como construtora após 55 anos.